Significado de Sensato

O que é Sensato

Sensato é um adjetivo masculino oriundo de sensatez, palavra esta que tem sua origem no latim “sensatus” e que significa aquele individuo que tem bom senso e que se ocupa em se utilizar da razão para julgar ou raciocinar em cada caso da sua vida.

Um indivíduo é considerado sensato quando busca ser prudente, ser cauteloso, refletido, ponderado e ser previdente. Em outras palavras, uma pessoa sensata avalia as suas palavras e atitudes dentro do âmbito da moderação e justiça como contraposição a atos e falas intempestivas.

Deste modo, dizer que uma pessoa é sensata é o mesmo que aponta-la como alguém que é reservada ou então uma pessoa que é discreta. Para tanto, são sinônimos da palavra sensato a saber: comedido, equilibrado, ajuizado, razoável, acertado, coerente, ponderado, responsável, prudente, cauteloso e cuidadoso.

Pensar e agir de forma sensata é buscar o “meio termo” das coisas, ou seja, equilibrar a emoção e a razão para conseguir analisar os fatos com a atenção e cuidado necessários. Por outro lado, por buscar essa moderação, o indivíduo acaba se tornando naturalmente comedido e não chama tanto a atenção das pessoas para si próprio, uma vez que, sua preocupação é se posicionar diante de alguma coisa da forma mais correta.

A sensatez como uma espécie de qualidade do caráter humano gera grande admiração nas pessoas que a percebem como uma notável virtude rara ainda preservada por uma parcela de pessoas mais idosas, as quais aliam os seus conhecimentos com as experiências adquiridas ao longo de suas existências.

Em contraposição, os mais jovens são geralmente menos sensatos, pois apoiados no “calor da juventude” são animados pelos impulsos e paixões peculiares da idade. Não é assim de se estranhar que a sensatez seja associada à sabedoria, pois em ambos são valorizados a reflexão, o comprometimento, a lucidez e, não menos, a seriedade.

Notoriamente, na Grécia Antiga, o filósofo Aristóteles (384-322 a.C.) dizia que “o ignorante afirma, enquanto o sábio duvida e o sensato reflete”.

O significado de Sensato está na categoria Significados