Significado de Sexta Feira 13

O que é Sexta Feira 13

Sexta-Feira 13 é conhecido como um dia de azar e acontece toda vez em que o dia 13 de qualquer mês cai em uma sexta-feira. Toda vez que um mês se inicia em um domingo, o dia 13 desse mês será em uma sexta-feira.

A fama de que a sexta-feira 13 seria um dia de azar começou no cristianismo, por causa da morte de Jesus Cristo. Ao contrário do 13, o número 12 é considerado completo na numerologia, como por exemplo, os 12 meses do ano, as 12 constelações do Zodíaco e os 12 apóstolos de Jesus.

Na véspera da morte de Jesus, haviam 13 pessoas à mesa da Última Ceia e a sua crucificação ocorreu em uma sexta-feira, o que passou a ser considerado um dia de má sorte. Algumas fontes também dizem que Eva ofereceu a maçã à Adão em uma sexta-feira e que nesse mesmo dia da semana foi o início do dilúvio.

No entanto, existem outras lendas que explicam o porquê a sexta-feira 13 é um dia de azar, como por exemplo, a seguinte lenda da mitologia nórdica. Diz-se que na morada celestial das divindades houve um banquete para 12 convidados, onde o espírito do mal e da discórdia chamado Loki, apareceu de forma inesperada e acabou por iniciar uma briga que resultou na morte do deus Balder. A partir de então, convidar 13 pessoas para um jantar começou a significar má sorte ou desgraça.

Uma terceira lenda diz que Friga, a deusa do amor e da beleza, foi transformada em bruxa quando os nórdicos passaram a ser cristãos. Friga foi exilada no alto de uma montanha, mas se reunia toda sexta-feira com o satanás e mais 11 feiticeiras para desejar o mal aos seres humanos.

Essa lenda também reforça o azar do número 13, e o nome da deusa, Friga, deu origem à palavra friday no inglês, que significa sexta-feira.

Friday the 13th, ou Sexta-Feira 13 traduzido para o português, é uma série de filmes de terror, que teve o primeiro longa lançado em 1980. O personagem principal do filme é Jason Voorhees, que em vida foi um garoto com problemas mentais, que nasceu em uma sexta-feira 13, e morreu acidentalmente em um lago.

Após sua mãe ser assassinada, Jason retorna para vingar a morte dela em um corpo de 1,96 metros de altura e se torna um assassino em série. O personagem Jason Voorhees é consagrado como grande símbolo dos filmes de terror.

Por causa de tantas referências negativas ao número 13, ele é evitado por muitas pessoas e até por estabelecimentos que "pulam" o número 13 na contagem dos itens. Alguns indivíduos chegam a desenvolver fobias, sendo que é chamada triscaidecafobia quem tem medo irracional do número 13 e parascavedecatriafobia quem tem medo irracional da sexta-feira 13.

O significado de Sexta Feira 13 está na categoria Significados