Significado de Shalom

O que é Shalom

Shalom é uma palavra de origem hebraica que significa paz.   

O que é Shalom:

Porém, em um sentido mais profundo, shalom pode significar bem-estar, prosperidade, harmonia e, principalmente, o desejo de que outra pessoa permaneça sã e salva de todos os perigos, sejam eles físicos ou espirituais.

Entre os judeus, o termo shalom é muito usado como forma de saudação ou despedida, ou seja, ele pode ser utilizado, por exemplo, como o nosso cumprimento “bom dia”, “adeus” ou “olá”. 

Segundo alguns etimologistas, shalom também tem sua origem na palavra árabe salaam, que possui o mesmo sentido.  

No hebraico, também podemos encontrar diversas outras expressões com a palavra shalom para expressar algum tipo de saudação, como por exemplo:

Shalom Adonai:

Na cultura judaica é proibido pronunciar o nome de Deus “Yaveh”, por isso os judeus utilizam a palavra Adonai em seu lugar. Adonai significa “Meu Senhor” e a expressão “Shalom Adonai” corresponde à saudação “a paz do Senhor”.

A outra pessoa ao responder esse cumprimento deve utilizar a expressão ao contrário, ou seja, Adonai Shalom.

Alav hashalom:

Essa expressão é usada sempre que se menciona o nome de algum falecido. Sua tradução, em português, é “sobre ele a paz”.

Shalom aleikhem:

Shalom aleikhem tem como significado a expressão “A paz esteja convosco”, e assim como Shalom Adonai, o cumprimento é respondido de forma contrária, isto é, Aleikhem shalom.

O significado de Shabbat Shalom também é muito conhecido por outras culturas, mas para os judeus, ela possui um sentido bastante forte.

Shabbat corresponde ao sétimo dia da semana, ou seja, ao sábado. Segundo a tradição judaica, Shabbat é um dia de descanso, portanto ele deve ser totalmente dedicado a Deus, evitando-se trabalhar ou fazer qualquer outra coisa que não esteja relacionada à harmonia com o Senhor, pois é assim que está escrito na Bíblia Sagrada.  

A expressão Sabbath Shalom pode ser traduzida como “sábado de paz” ou, simplesmente, “ paz no seu descanso semanal”. O Sabbath Shalom se inicia ao pôr do sol da sexta-feira e termina ao pôr do sol de sábado.  

O significado de Shalom está na categoria Significados