Significado de Sheik

O que é Sheik

Sheik é um vocábulo originário do árabe que significa “líder”, “soberano”, “chefe”, “governador” ou “ancião”. É de certa forma, um grande e prestigioso título árabe que um homem pode deter.

O título é aplicado a líderes políticos e/ou religiosos e pode ser transmitido de pai para filho. É também comum empregar o termo sheik árabe como referência àquele que estudou, concluiu e se especializou nos estudos islâmicos e, consequentemente torna-se o responsável pela manutenção das mesquitas e realização de importantes rituais como o casamento.

Em outras palavras, o sheik árabe possui um importante papel religioso dentro do Islamismo de forma semelhante a outros sacerdotes religiosos como o padre na Igreja Católica e o pastor nas Igrejas Protestantes.

Entretanto, o termo ganhou popularidade no ocidente como atribuição ao homem que é muito rico, poderoso e que goza de grande prestígio social uma vez que, os sheiks ficaram conhecidos devido a sua liderança familiar ou mesmo de um determinado clã.

O termo sheik também é grafado em português como xeique e em castelhano é sheikh. Tem como sinônimos as seguintes palavras: muçulmano, sábio, homem e velho. Seus antônimos são: jovem, burro e sem sabedoria.

Além desses atributos, entende-se por sheik o mestre espiritual da irmandade sufi que é uma seita mística muçulmana. O termo é ainda um título de um filme “The Sheik”. O romance foi lançado em 1921 pela Famous Players-Lasky, a qual é considerada a precursora Paramount Pictures).

O longa foi baseado na obra homônima da escritora inglesa Edith Maude Hull (1880 – 1947) e contou em seu elenco com os atores: Rodolfo Valentino, Agnes Ayres e Adolphe Menjou.  A obra que faz parte do cinema mudo fez grande sucesso e ganhou referências como na música Flagra (1982) da Rita Lee que se tornou um grande hit na época, cuja projeção fez com que a canção integrasse a trilha sonora da novela Final Feliz da Rede Globo.

Sheik ou Emerson Sheik é o pseudônimo de Marcio Passos de Albuquerque, jogador de futebol de origem carioca, mas que se naturalizou qtariano. O atleta já atuou em diversos clubes brasileiros e internacionais como o São Paulo, Flamengo, Fluminense, Botafogo, Rennes (França), Consadole Sapporo, Kawasaki Frontale, Urawa Red Diamonds (os três são equipes japonesas) e Al-Sadd (Qtar).

Pelas seleções nacionais ele atuou na Seleção Brasileira Sub-20 (1999) e na Seleção do Qatar (em 2008).

O significado de Sheik está na categoria Significados