Significado de Shiva

O que é Shiva

Shiva é um dos deuses da trindade da religião hinduísta. O nome Shiva também pode ser encontrado escrito como Xiva, Siva ou Civa.

O que é Shiva?

Shiva, um dos deuses supremos do hinduísmo, é conhecido ainda como “o destruidor e regenerador” da energia vital de todo o mundo. Para os hinduístas, ele tem como característica principal ser benéfico, ou seja, o deus que faz o bem.

Shiva ainda é visto também como auspicioso, amável, benigno, amistoso, propício, sendo um dos integrantes da Trindade denominada Trimurti, que é formada pelos deuses Brahma (ou Brama), que é o criador ou deus da criação, e pelo deus Vishnu (ou Vixnu), que é o preservador. Na religião hindu, que é dividida em duas principais linhas, uma delas é chamada de xivaísmo (ou shivaismo), em deferência ao deus Shiva.

Se compararmos a Trindade hinduísta com a Trindade da Igreja Católica, podemos fazer uma comparação como Brahma sendo o Pai, Vishu sendo o Filho e Shiva sendo o Espírito Santo. Muitos estudiosos acreditam e afirmam que a Trindade estabelecida pela Igreja Católica é proveniente da religião hinduísta, já que a maior parte dos preceitos dessa religião também são colocadas como regras para o catolicismo e o cristianismo.

O deus Shiva também é considerado o criador do Yoga, ou Ioga (que, na verdade, pronuncia-se ioga), colocando-o como o principal responsável pelas transformações emocionais e físicas apresentadas por quem pratica essa atividade.

A representação de Shiva é uma figura masculina que normalmente é mostrado sentado na posição de lótus, com as pernas cruzadas uma sobre a outra, com a principal característica de possuir quatro braços, sendo que dois são colocados sobre as pernas, o terceiro aparece segurando um tridente, chamado trichula, simbolizando a trindade Trimurti, e o último esticado em direção à altura do peito, com a mão aberta, abençoando os mortais.

Shiva traz em sua cabeça um jarro de água, representando o poder que este elemento possui para proporcionar a vida e, para os hinduístas, o jarro também representa o sagrado rio Ganges, em cujas águas todos os hinduístas devem se banhar para conseguir a benção de Shiva. A imagem de Shiva ainda apresenta na cabeça uma lua crescente, simbolizando a renovação constante por que passa a natureza.

Os hinduístas acreditam que Shiva nunca cortou os cabelos, que são longos, e que se mostram como a fonte de seu poder e energia.

A figura do deus Shiva também apresenta na testa um terceiro olho, que é conhecido como o Olho de Shiva, o símbolo maior para a inteligência e para o fogo destrutivo da renovação.

Ao ser representado em companhia de Parvati, sua esposa, ou shakti, o deus Shiva também traz a simbologia do dualismo do Universo, do encontro do masculino com o feminino, ou seja, da união dos sexos. Assim, o deus Shiva também se apresenta como deus da fertilidade, quando em companhia de Parvati.

Enquanto representado como deus da fertilidade, Shiva tem como imagem de sua presença o Linga, o órgão reprodutor masculino, e Parvati, pelo Yoni, o órgão reprodutor feminino.

O deus Shiva Linga é a representação da materialização da energia vital que existe em todo ser vivo que ocupa nossa dimensão.

O casal Shiva e Parvati teve um filho, que a religião hinduísta chama de Ganesha, sendo um dos deus mais apreciados na Índia, já que, segundo o hinduísmo, sua presença e a devoção a ele traz fortuna e riqueza.

O significado de Shiva está na categoria Significados