Significado de Shogun

O que é Shogun

Shogun é um termo que é habitualmente grafado como Shogun, embora também seja grafado como xogun, principalmente, no idioma português. A palavra é de origem japonesa e significa Comandante do Exército, título diretamente ofertado pelo Imperador. Shogun é uma abreviação do termo Seii Taishōgun, que seria traduzida como “Grande General Apaziguador dos Bárbaros”.

Ainda que o Imperador seja o grande governante do Japão, o Shogun era o detentor do poder político do país, ainda que ele assumisse as responsabilidades em nome do Imperador, ou seja, o seu superior. Contudo, as autoridades estrangeiras, por desconhecerem o funcionamento da estrutura política do Japão, acabavam negociando com o Shogun e via o imperador japonês como uma figura de cunho decorativo.

Por outro lado, o Shogun também representava a figura do diplomata já que lhe cabia à responsabilidade de estabelecer a unidade política interna, pois que eram constantes as guerras entre as tribos.

O Shogun ganhou visibilidade no ocidente após o surgimento do livro “Xogun – A Gloriosa Saga do Japão” do escritor James Clavell. A obra que já vendeu mais de 5 milhões de exemplares em todo o mundo, narra a saga do fascinante universo dos samurais e gueixas em um cenário que reporta aos anos 1600 quando houve as grandes navegações e conquistas de novas terras.

Do Shogun surgiu o Xogunato que nada mais era do que uma espécie de regime feudal que se assemelha ao feudalismo, mas com as características japonesas peculiares. Neste período, surgiu o Bakufu (governo da tenda) que, no início, significava o lar de um xogum, porém acabou sendo utilizado como forma de descrever o sistema de ditadura militar realizado pelos xoguns no Japão.

O primeiro xogunato surgiu em 1192 com Minamoto no Yoritomo e passou a ser lembrado como xogunato Kamakura. Neste governo o controle era feito somente por três membros, os quais eram do clã Minamoto.

Já o segundo xogunato foi instituído no ano de 1338 por Ashikaga Takauji e era conhecido como xogunato Ashikaga que teve o governo controlado por 15 membros do clã de mesmo nome. E, o terceiro xogunato, o Tokugawa foi criado por Ieyasu Tokugawa em 1603 e era governado pelo clã de mesmo nome. Por volta de 1868, Tokugawa Yoshinobu renuncia ao cargo de Shogun e o Imperador Meiji retomou o seu papel político centralizador.

Shogun é o pseudônimo de Mauricio Milani Rua, lutador brasileiro de MMA e ex-campeão mundial dos pesos meio-pesados do UFC. Natural de Curitiba (PR) tem ainda dois irmãos também lutadores: o mais velho Murilo Rua (o Ninja) e o mais novo Marco “Shaolin” Rua, que ainda não compete em nível profissional. Shogun é faixa preta em BJJ e Prajied Preto em Muay Thai. A sua especialidade é o Muay Thai e o Jiu-Jitsu Brasileiro.

O significado de Shogun está na categoria Significados