Significado de Sífilis

O que é Sífilis

Sífilis é um substantivo feminino de dois números (singular e plural). O termo vem de um poema, de nome Syphilis, sive morbus gallicus, que quer dizer “Syphilis, ou a doença francesa” – o personagem da obra, criada por Giovanni Fracastoro (médico e escritor), é um pastor que se apresenta como a vítima inicial desta doença.

O que é Sífilis:

O significado de Sífilis é uma doença infecciosa e contagiosa que é transmitida através do contato sexual ou pelo sangue contaminado, por isso, ela se classifica como IST (Infecção Sexualmente Transmissível). A bactéria, que é a responsável por esta doença, tem nome científico Treponema pallidum.

Assim, a sífilis tem como forma de contágio a relação sexual sem camisinha, com uma pessoa infectada. É possível que, uma mãe infectada pela doença, possa acabar transmitindo a doença para a criança durante a gestação ou no parto – esta é uma situação que pode até mesmo causar a morte do feto.

A sífilis pode apresentar diversas manifestações clínicas, sendo também uma doença que possui diferentes estágios (sífilis primária, sífilis secundária, latente e sífilis terciária). A possibilidade de transmissão é maior quando se está nos estágios primário e secundário desta infecção.

A prevenção se dá através da utilização correta e regular das camisinhas (masculina e feminina). No caso de gravidez, o acompanhamento pré-natal é fundamental.

De sintomas e sinais, pode-se citar que nos primeiros estágios surgem feridas indolores (nas genitais, no reto ou na boca). Quando as feridas saram, haverá erupções cutâneas como marcada do segundo estágio. Logo, os sintomas desaparecem até o último estágio (este podendo somente aparecer após vários anos).

Entretanto, este último estágio tem como aspectos de sintomas e sinais os danos cerebrais, assim como danos nos nervos, olhos ou no coração.

O significado de Sífilis está na categoria Significados