Significado de Simples

O que é Simples

Simples é um adjetivo e substantivo invariáveis, ou seja, serve tanto para o masculino quanto para o feminino, e dois números. O termo vem do Latim simplex, que significa “único, simples”, de uma base Indo-Europeia sem-, que é “um, único” mais plicare, que é “dobrar”.

O que é Simples:

O significado de Simples é denota algo que não é complicado, que não possui adereços, podendo designar o que é evidente, natural, que é alguma coisa clara.

Simples pode indicar aquilo que é só, que é único ou exclusivo.

Empregar o uso do termo simples para uma pessoa é querer qualificá-la, dependendo do teor da oração (sentido negativo ou positivo), como singela, modesta, ingênua, que é inocente, que vive de maneira sem ostentação, luxo ou riquezas. Negativamente falando, simples seria uma pessoa que é vista como vulgar, ordinária, comum ou ignorante, também tendo ideia de humilde – mostrando que a pessoa tem uma visão preconceituosa contra este indivíduo simples.

Simples pode se referir a alguma tarefa fácil de resolver ou concretizar.

Por exemplo:

“Este problema será simples de ser resolvido. Fique tranquilo!”

“Embora simples, nossas resoluções valeram a pena.”

Na área da Gramática, o termo simples aparece em diversas situações. O primeiro que pode ser destacado é em relação ao “sujeito simples” – quando há apenas um núcleo do sujeito, ou seja, um substantivo ou pronome que é a palavra principal.

Por exemplo:

“Eu gosto de assistir seriados.” (O sujeito simples é “eu”.)

“O cachorro correu ao ver o dono voltando para casa.” (O sujeito simples é “cachorro”.)

Outro uso do termo simples dentro da área da língua Portuguesa seria nos adjetivos simples, categoria esta de adjetivos que são formados por um único radical, um único elemento.

Por exemplo, são adjetivos simples as palavras: triste, feliz, enraivecido, rico, etc.

Nos substantivos, existe os simples e compostos. Os simples são caracterizados por possuírem apenas um radical.

Por exemplo, são substantivos simples as palavras: pé, flor, sol, amor, casa, etc.

Por último, existem os períodos simples. São os enunciados de sentido completo, isto é, é uma oração que contém apenas uma ação verbal.

Por exemplo: “Márcio está correndo.” (Ação verbal é o sujeito está correndo.)

Simples Nacional

Simples Nacional é o nome dado a um regime compartilhado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos e contribuições aplicável às microempresas e também empresas de pequeno porte.

O Simples Nacional está previsto na Lei Complementar nº 123, do ano de 2006. Algumas informações que caracterizam o Simples Nacional são:

  • Ser irretratável para todo o ano-calendário,
  • Ser facultativo,
  • Abranger os tributos: IRPJ, CSLL, PIS/PASEP, COFINS, IPI, ICMS, ISS e o CPP.

Juros Simples

Juros Simples é um regime de juros que tem como aspecto a incidência do percentual de juros apenas sobre o valor principal (aquele que foi emprestado ou aplicado).

Os Juros Simples são aqueles que recaem sobre o montante inicial durante todo o tempo de aplicação – isso indica que o valor da taxa de juros permanece constante a cada período.

O significado de Simples está na categoria Significados