Significado de Sinônimo

O que é Sinônimo

Sinônimo é uma palavra proveniente da língua portuguesa e representa uma palavra que possui significado exatamente igual ou muito semelhante ao de outra. Para tornar fácil uma abordagem inicial é possível dizer o seguinte: um dos sinônimos da palavra ‘necessidade’ é ‘carência’, assim como o sinônimo de ‘cachorro’ é ‘cão’.

O que impera na definição de sinônimo é que a palavra em questão precisa possuir o mesmo significado de outra, ter a mesma direção, o mesmo sentido, sendo que dentro de uma frase comumente é possível alternar duas ou mais palavras e ainda conseguir o mesmo significado.

O sinônimo se refere a uma palavra que está dentro da chamada categoria gramatical, onde o sentido da palavra é mantido apesar de a forma ser diferente. Osinônimo é exatamente o contrário de antônimo, que, determina o sentido contrário. Um antônimo é a palavra contrária de outra. Ou seja, alegria é o antônimo de tristeza. Já a sinonímia é a troca de uma palavra por outra a fim de evitar o excesso de repetições.

Exemplos de sinônimos

Dentro dos sinônimos existem dois tipos. Os perfeitos e os imperfeitos.

Sinônimo perfeito é quando uma palavra possui exatamente o mesmo significado do que outra. Sinônimos perfeitos não são tão comuns.

Exemplos de sinônimos perfeitos:

Morte – Falecimento.
Idoso – Ancião.
Léxico – Vocabulário.
Belo – Bonito.
Abecedário – Alfabeto.

Já os sinônimos imperfeitos são casos em que os significados são muito parecidos, mas não são exatamente iguais como no caso dos sinônimos perfeitos.

Exemplos de sinônimos imperfeitos:

Beleza – Formosura.
Receoso – Medroso.
Paixão – Amor.
Município – Cidade.
Riacho – Córrego.

Sinônimos e Zé Ramalho

No ano de 2003 os cantores sertanejos Chitãozinho e Xororó produziram um álbum musical chamado de Estação Brasil, onde foram regravadas diversas canções de sucesso do passado. Nesse álbum houve a participação especial do cantor e compositor Zé Ramalho, que cantou juntamente com a dupla a canção que se chama sinônimos.

O significado de Sinônimo está na categoria Significados