Significado de Skinhead

O que é Skinhead

Skinhead é uma subcultura urbana ou grupo social surgida no Reino Unido no fim dos anos 60. É uma palavra em inglês que significa “cabeça raspada”. A palavra é composta pela junção das palavras “skin”, que significa literalmente “pele” e “head” que significa “cabeça”.

Atualmente são associados a movimentos neonazistas e grupos de extrema direita, porém, os skinheads possuem as mais variadas ideologias, filosofias, manifestações e posições políticas e sociais.

Os skinheads são derivados de outro tipo de subculturas, os “mods” (abreviação para modernistas), que se caracterizavam por andarem de lambretas, ouvirem estilos musicais negros e jamaicanos como rhythm blues, soul, ska, etc, além de andarem trajados com roupas alinhadas como terno e gravata e também terem um visual extremamente peculiar, como a banda The Who, por exemplo, que surgiu no meio de um movimento “mod” na Inglaterra.

Com o passar do tempo, os mods começaram a se dividir em grupos mais intelectuais e refinados ou “cool”, que iriam iniciar o grande movimento psicodélico, tal qual outro movimento tido como mais proletária e popular, denominada “hard mods”. Esse grupo usava uma variação exagerada do visual básico dos mods, usando cabelos extremamente curtos, botas e suspensórios, sendo esse o símbolo da classe trabalhadora britânica. Já o ska, que passava pelo processo de transformação para o rocksteady, assim como o reggae logo em seguida, foi se tornando uma trilha sonora muito popular entre os hard mods.

Os bailes de reggae em que os hard mods se encontravam passaram a ser famosos por iniciarem confusão de hard mods nas ruas e estádios de futebol. Com o tempo, a imprensa passou a batizar essa nova cultura como skinhead, nome este que o próprio grupo logo assumiu para si.

Nos anos 80, toda a ideologia skinhead passou por variadas transformações, o que ocasionou uma divisão do movimento em determinados grupos, com ideias e formas de ação extremamente contrastantes. A partir desse momento que determinados grupos adotaram para atitude neonazistas e homofóbicas. Nesse período, surgiu também uma intensa mistura e conflitos com elementos derivados do movimento punk, o que causou intensa rivalidade durante anos a fio.

Com o passar dos anos, o termo skinhead é quase que exclusivamente associado aos indivíduos com conceitos fascistas que pertencem a variados grupos neonazistas, embora seja um preconceito equivocado, visto que nem todos os skinheads seguem essa ideologia, tendo inclusive ideologias bem diferentes de qualquer conceito neonazista ou fascista.

Alguns autores costumam dizer que o movimento skinhead e seus integrantes podem ser divididos em quatro categorias:

Skinheads convencionais

- SHARP (Skinheads Against Racial Prejudice), uma sigla que demonstra como nem todos os skinheads partilhavam de pensamentos preconceituosos. A sigla significa “skinheads contra o preconceito racial” e realizavam ações contra os movimentos racistas;

- White Power – Esses são os skinheads nacionais socialistas e de pensamentos extremamente racistas, o que pode ser visto pelo nome White Power (Poder Branco). Muitas vezes esses skinheads pertenciam a movimentos neonazistas;

- RASH (Red and Anarchistic Skinheads) – Esses são os skinheads comunistas e extremamente anarquistas, sendo totalmente contra tendências fascistas e neonazistas.

O significado de Skinhead está na categoria Significados