Significado de Soberba

O que é Soberba

Soberba é uma palavra que provém do latim supervia, que tinha o significado de elevação, presunção, orgulho. O dicionário ainda traz soberba como área elevada, um morro mais alto que os outros.

O que é soberba?

A soberba, no português atual, é uma manifestação de orgulho, de pretensão, de superioridade de uma pessoa sobre as outras, demonstrando altivez, arrogância ou autoconfiança exagerada.

Dentro de certos círculos, a soberba é a manifestação negativa, quando uma pessoa demonstra superioridade, podendo a característica se manifestar em grupo ou individualmente, sendo exteriorizada em manifestações ostensivas, buscando menosprezar ou derrotar os indivíduos considerados seres inferiores pelos soberbos.

Entre manifestações de soberba, podemos destacar o racismo, a xenofobia, o elitismo, o corporativismo, que são comportamentos caracterizados pela soberba.

O soberbo é um indivíduo que é visto como orgulhoso, como altivo, sempre dominado pela arrogância, embora o termo também possa ser empregado para uma pessoa que é mais alta ou que está elevado socialmente acima dos outros, o vaidoso, o belo, o sublime.

Para a Igreja Católica, a soberba é considerada um dos sete pecados capitais, estando em contraponto com a humildade e a modéstia.

Não devemos considerar, no entanto, apenas o orgulho como soberba. O orgulho é uma situação diferente, quando a pessoa tem consciência de sua superioridade com relação a alguma coisa que faz, enquanto que a soberba leva a pessoa a se considerar superior, sem analisar se suas características o colocam em posição diferente de seus pares.

A grande diferença entre o orgulho é a soberba, segundo os especialistas, está na própria evolução do ser humano como pessoa consciente, embora ambos os sentimentos tenham provindo da mesma origem.

Na pré-história, o orgulho nasceu como forma de intimidar os adversários, que poderiam ameaçar o poder do líder, sendo uma resposta adaptativa às ameaças, ou seja, uma forma de mostrar quem era o mandatário.

Nessa situação, o orgulho servia também para economizar energia, já que mostrar-se orgulhoso e cheio de si, evitava muitas vezes que houvesse contendas, brigas e disputas pelo poder, pela simples ameaça de se mostrar superior.

Com o passar do tempo, a possibilidade de riqueza transformou o orgulho original, que tomou o sentido da soberba: apresentar-se superior apenas pelas condições materiais, pela beleza ou por qualquer outra característica que torna uma pessoa diferente das outras, aparentemente.

A soberba está intimamente ligada à personalidade, sendo uma das funções do lobo frontal, no córtex pré-frontal, onde se concentra a atividade neural que fornece ao indivíduo a sensação de que é melhor do que os outros. Trata-se, no entanto, das mesma área que possui todos os defeitos e que pode transformar uma pessoa num psicopata.

O significado de Soberba está na categoria Significados