Significado de Sociedade Anônima

O que é Sociedade Anônima

Sociedade anônima é o nome dado a um tipo de sociedade econômica possível de ser realizada. A sociedade anônima não é a única forma, havendo também a sociedade limitada.

Sociedade anônima pode ser abreviada como S.A. e aparece após o nome de empresas que tem esta forma de organização como, por exemplo, Barcas S.A.

O que é sociedade anônima

A sociedade anônima é um exemplo de empresa com fins lucrativos que é caracterizada pelo fato de seu capital financeiro ser dividido em ações. Seus donos chamam-se acionistas. A empresa deve ter sempre, minimamente, dois acionistas. Aquele que possuir a maior porcentagem é chamado de acionista majoritário.

No Brasil, empresas do tipo Sociedade Anônima são reguladas pela “Lei das Sociedades por Ações”, que é a lei nº 6.404, de 1976. Dentre outras coisas, essa lei postula que a responsabilidade dos sócios (também chamados de acionistas) se limitará ao valor da ação adquirida.

De maneira geral, as sociedades anônimas costumam ser organizadas por uma assembleia geral, um conselho fiscal, um conselho de administração e também uma diretoria.

A nomenclatura deste tipo de empresa dá-se pelas abreviações S.A., AS ou S/A.

As sociedades anônimas dividem-se em dois tipos de empresas, sendo elas as sociedades anônimas de capital fechado e as de capital aberto.

Sociedade anônima de capital fechado

São empresas que não permitem que suas ações fiquei disponíveis para serem comercializadas no mercado ou na bolsa de valores. Todos os recursos desse tipo de empresa ficam limitado entre os sócios da empresa, ou acionistas.

Sociedade anônima de capital aberto

São do tipo que tem suas ações disponibilizadas no mercado e na bolsa de valores, de forma a permitir que pessoas externas possam participar da empresa através da compra de ações. 

Sociedade anônima e sociedade limitada

Se as empresas do tipo Sociedade Anônima funcionam através da divisão do capital em ações que, por sua vez, são compradas e gerenciadas pelos acionistas das empresas, podendo estas ações estarem disponíveis no mercado, as empresas do tipo sociedade limitada não funcionam assim.

As empresas de sociedade limitadas, também chamadas de LTDA, são organizadas por sistema de quotas. Por isso, também são conhecidas pelo nome de Sociedade por Cotas de Responsabilidade Limitada. Neste modelo empresarial, cada sócio tem sua responsabilidade proporcional à quantia que investiu.

 

O significado de Sociedade Anônima está na categoria Significados