Significado de Sociologia

O que é Sociologia

Sociologia é o substantivo feminino que dá nome à ciência que estuda as sociedades humanas, incluindo o comportamento e as ligações entre os indivíduos.

Ela basicamente se preocupa com as formas de interação entre os seres humanos, analisando e tentando explicar suas relações e as diferentes culturas e sociedades que existem no planeta. Isso inclui as diferentes leis, os valores, os problemas, as classes sociais e as formas de cooperação.

E a sociologia objetiva estudar os padrões dessas interações humanas: com a técnica qualitativa, se fazem análises detalhadas de comportamentos e situações; e com a técnica quantitativa, se fazem análises estatísticas, formulando teorias sobre os fatos da sociedade.

A sociologia foi criada pelo filósofo francês Montesquieu e teve o termo "Sociologie" adotado pelo também filósofo da França Auguste Comte no ano de 1838 em seu Curso de Filosofia Positiva, para unir em uma única ciência, todos os estudos relacionados às relações humanas.

Posteriormente, a sociologia foi mais desenvolvida pelo sociólogo e filósofo francês Émile Durkheim e teve outras correntes com o filósofo e sociólogo Karl Marx e com o economista Max Weber.

Ela passou a ser uma disciplina de estudo no século XVIII por causa da Revolução Francesa e da Revolução Industrial, que causaram grandes transformações na sociedade com relação à política e a economia, e até à cultura da população naquela época.

E a sociologia abrange várias áreas de estudo, como é o caso da sociologia da educação, da sociologia do trabalho e da sociologia do direito.

Sociologia da educação: Tem o objetivo de estudar a relação entre a escola e a sociedade, ao passo que a escola é um elemento de socialização.

Sociologia do trabalho: Estuda as relações no trabalho e a influência que o trabalho causa na sociedade.

Sociologia do direito: Tem o objetivo de estudar a área do direito e a área jurídica da sociedade.

 

O significado de Sociologia está na categoria Significados