Significado de Sofativismo

O que é Sofativismo

Sofativismo é um termo novo, cujo significado está relacionado à ação de promover mobilização social por meio do uso de redes sociais.

O que é Sofativismo

Considerada um neologismo, ou seja, palavra criada para designar um fato sem correspondente na língua portuguesa, a palavra sofativismo advém da importação de vocábulos originários da língua inglesa.

Significado de Sofativismo

A formação da palavra sofativismo advém da junção de preguiçoso (slacker), com ativismo (actvism), ou na língua portuguesa Sofá (local de habitual permanência de quem faz uso das redes sociais) e ativismo.

Assim, sofativismo ou ativismo de sofá são os termos normalmente utilizados para designar o ato de realizar um ativismo preguiçoso, ou mesmo, um ativismo sem participação social direta.

Os sofativistas normalmente restringem a sua manifestação de insatisfação a publicações em rede sociais como o Twitter e o Facebook, sendo por isso visto com ressalvas e até mesmo de maneira negativa.

Porém, há casos em que a conotação pejorativa é substituída por outra, na qual se enfatiza a importância de tais ações.

Exemplo dessa tendência é a compreensão de que o sofativismo tem importante papel para as manifestações de ruas, pois pode contribuir, dentre outras formas, para a segurança dos manifestantes.

Isso se torna possível, pois o uso de tecnologias sofisticadas existentes em aparelhos móveis possibilita o monitoramento on line das manifestações de rua e a circulação de informações relevantes, na maioria das vezes desconsideradas pela imprensa tradicional.

Porém, o sofativismo tem significado positivo somente quando realizado de maneira organizada e não de maneira restrita a ações espontâneas e desconexas.

O sofativismo pode ser considerado uma das diferentes estratégias de cyberativismo, porém não apresenta resultados como os alcançados pelos hacktivistas.

Em geral, o sofativismo se caracteriza por ação individual de pessoas que reclamam dos problemas sociais sem tomar uma atitude concreta para a resolução dos mesmos, ou ainda se restringe ao exercício da cidadania por meio da publicação de opinião sobre determinado fato, sem, no entanto se engajar efetivamente em prol à transformação da sociedade.

No Brasil, tem crescido o número de manifestações públicas contrárias a ações governamentais injustas e muitos jovens têm saído às ruas, sendo cada vez mais comum trocar o sofativismo pelo ativismo social e político.

O significado de Sofativismo está na categoria Significados