Significado de Sofismo

O que é Sofismo

Sofismo é um raciocínio, pensamento ou retórica que procura induzir ao erro. Ele indica raciocínios capciosos com aparente lógica e sentido para dar aparências de verdade, mas com a intenção de enganar. Entre os sinônimos do verbo sofismo estão: lograr, iludir e enganar.

O sofismo não pode ser considerado o mesmo que paralogismo, que significa raciocínio falso com aparência de verdade. A diferença entre eles é que o paralogismo não é produzido de má fé e não tem a intenção de enganar.

Um exemplo de sofismo bastante popular e até cômico é: Deus é Amor | O Amor é cego | Stevie Wonder é cego | logo, Stevie Wonder é Deus.

Sofismo e silogismo

Silogismo significa juntar duas premissas com o objetivo de se chegar a uma conclusão, baseada em deduções. Esse termo foi apresentado pelo filósofo grego Aristóteles, cuja definição se encontra na essência do sofismo.

O silogismo então é constituído de três sentenças declarativas, sendo que a última é a conclusão e as duas primeiras são premissas que levam a ela. Por exemplo:

  • Premissa maior: Todos os mineiros são brasileiros.
  • Premissa menor: Letícia é mineira.
  • Conclusão: Logo, Letícia é brasileira.

Mesmo que o silogismo seja baseado em pensamentos lógicos, pode ocorrer de levar a uma conclusão equivocada, o que caracteriza um silogismo sofístico, onde existe a intenção de confundir o contraditor, por meio da defesa de uma ideia falsa.

 

O significado de Sofismo está na categoria Significados