Significado de Software

O que é Software

Software é um substantivo masculino e uma palavra inglesa utilizada pela primeira vez por um cientista americano chamado John Wilder Tukey em um artigo de 1958. John também foi a primeira pessoa a introduzir o termo “bit” – para indicar “dígito binário”.

O que é Software:

O significado de Software é uma série de códigos ou sequência de instruções escritas que serão interpretadas, executadas ou seguidas por um computador a fim que ele execute a tarefa especificada.

Software também é definido como os programas que comandam o funcionamento de um computador. Chama-se também de suporte lógico.

No computador, o software tem a função de fornecer instrução ao hardware. É comum existir confusão entre os termos software e hardware:

  • Software é composto por todos os programas que fazem a máquina funcionar,
  • Hardware é a parte física de um computador – tais como os dispositivos de entrada e saída, memória e a CPU, por exemplo.

Tipos de software

Os softwares são classificados em três tipos:

  • Software de Sistema: é um sistema composto por informações e instruções processadas pelo sistema interno que permite que o usuário interaja e faça os programas funcionarem.

Esse tipo de software abraça o sistema operacional e todos os controladores de dispositivos. Exemplos: a memória, a impressora, teclado, mouse, entre outros.

  • Software de Programação: aglomerado de ferramentas que proporcionam ao programador a ação de desenvolver programas de informática (sistemas informáticos), usando, normalmente, linguagens de programação, entre outras alternativas diferentes em um ambiente visual de desenvolvimento integrado – ou seja, sem a necessidade de digitar comandos.

Pode-se destacar como parte do software de programação os compiladores, os editores de texto e os depuradores.

  • Software de Aplicação: é composto por diversos programas de computadores que permitem ao usuário executar uma (ou uma série de) tarefas específicas em variadas áreas, tais como de arquitetura, contabilidade, educação, medicina, engenharia, urbanismo, e tantas outras.

O usuário ainda tem permissão de realizar desenhos arquitetônicos, apresentações gráficas e outras atividades.

Pode-se citar como softwares de aplicação as bases de jogos, os videojogos e os sistemas de automação comercial, por exemplo. Os softwares de aplicação podem conter softwares de cálculo simbólico e número, software educacional e telecomunicações.

Software livre é um conceito bastante conhecido que designa um programa que pode ser modificável (além de compartilhado, estudado e usado) pelo usuário, mas com algumas restrições. Geralmente, esses tipos de software são gratuitos.

O significado de Software está na categoria Significados