Significado de Solstício

O que é Solstício

Solstício é uma palavra proveniente do latim, significando “sol que não se mexe” (de solis, ou “sol”, e sistere, ou “que não se mexe”). O solstício é o momento astronômico em que o Sol, enquanto seu movimento aparente no céu, chega à maior declinação em latitude, muito abaixo ou muito acima da linha do Equador.

O que é Solstício?

O solstício é um acontecimento que significa o começo do Verão ou do Inverno. Os solstícios acontecem duas vezes a cada ano, nos meses de dezembro e de junho, em dias e horários que variam pouco tempo de ano para ano.

O solstício apresenta-se ao contrário em cada vez que ocorre. Quando ocorre o solstício de verão no hemisfério sul, no hemisfério norte acontece o solstício de inverno, e vice-versa. O solstício de verão indica o dia com maior duração de horas de luz do sol e o solstício de inverno é o dia com menor duração de luz solar.

No solstício de verão a luz do sol incide com mais veemência, tanto no hemisfério sul, em dezembro, quando no hemisfério norte, em junho. Nesse dia, o Sol, quando visto da Terra, aparece no ponto mais afastado do Equador em seu movimento aparente na abóboda celeste.

O solstício ocorre devido à declinação da Terra em sua órbita, que atinge 23,5° em seu ponto máximo, dependendo do hemisfério e da órbita da Terra. Assim, no verão do hemisfério norte, a Terra apresenta uma inclinação de 23,5° em direção ao Sol, enquanto que, no solstício de inverno, a inclinação ocorre em direção oposta.

As estações do ano acontecem em virtude dessa inclinação. No equinócio, que acontece também duas vezes ao ano, em março e setembro, a inclinação da Terra está no seu ponto mínimo. Essa inclinação faz com que as estações do ano sejam sempre contrárias em cada hemisfério.

A variação do solstício ocorre em momentos diferentes a cada ano tendo também em vista a duração do ano solar em relação ao ano calendário, já que a Terra demora 365 ¼ dias para fazer sua rotação em torno do Sol, fazendo com que o solstício possa ocorrer entre os dias 21 e 23 de dezembro e entre 21 e 23 de junho, trazendo a primavera para o hemisfério sul e o inverno para o hemisfério norte em dezembro, e o inverno e a primavera para o hemisfério norte em junho.

A variação de horário do solstício também ocorre em virtude da velocidade que a Terra atinge em sua órbita, que não é circular e sim elíptica. No periélio, quando a Terra está mais perto do Sol, a viagem é mais rápida do que no afélio, quando a órbita elíptica leva a Terra para mais longe do Sol.

Tanto o solstício quando o equinócio tinham sentido muito esotérico para as antigas religiões, sendo considerados dias sagrados, ou mágicos, já que era o momento de mudança das estações. O solstício de inverno, no hemisfério norte, sempre era associado à morte, ao desconhecido, ao tempo da escuridão, enquanto que o solstício de verão era associado ao renascimento da vida, quando a Terra recebe mais calor do sol e tem início a época em que é possível plantar e colher.

Como o dia do solstício de inverno marcava o último dia, com a maior noite, esta data era indicada para as iniciações, já que os dias, a partir daí, ficavam maiores, com mais incidência de luz. As iniciações tinham o significado de renascimento, trazendo a renovação da vida.

O significado de Solstício está na categoria Significados