Significado de SOS

O que é SOS

SOS é o código universal de socorro. É usado para enviar mensagem de alerta em caso de perigo iminente e socorrer alguém que está precisando urgentemente de auxilio.

SOS, na realidade, não tem nenhum significado, isto é, essas três letras não é a abreviação de nenhum termo ou expressão. Elas são utilizadas apenas símbolo para alertar e pedir socorro.

Muitos especulam que ela seja a abreviação de alguns termos utilizados na língua inglesa, como por exemplo:

  • Save Our Souls” ou “Salve nossas almas”,
  • Save Our Ship” ou “Salve nosso navio”,
  • Survivors On Shore” ou “Sobreviventes na costa”,
  • Save Our Seamen” ou “Salve nossos marinheiros”,

Como surgiu o S.O.S

Para ser mais claro, SOS era utilizado para facilitar a memorização dessas letras utilizadas pelo código morse, código esse, inventado por Samuel Morse para facilitar a comunicação marítima.

O código morse consiste em utilizar pontos e hífens para transmitir mensagens. SOS foi escolhido por ser mais fácil de ser transmitido e não dava margem para que fosse confundido com outro significado.

Em 1908 esse termo foi universalizado, utilizando a seguinte sequência para transmitir a mensagem: S (. . . ), O (- - -), S ( . . . ).       

Antes, as embarcações utilizavam outro sinal para alertar sobre algum perigo: a sigla CQD.

Essa sigla também era associada às seguintes expressões:

  • Come Quick, Danger”, que em tradução livre significa “Venha rápido, perigo!”, ou podendo ser traduzida também como “Todas as estações, perigo!” 

Porém, no código Morse, essas três letras eram muito difíceis de serem transmitidas.

Veja como era feita a sua transmissão:

A letra C equivale aos seguintes símbolos (-.-.), Q (- - . -) e D( - ..). Portanto, lembrar e utilizar esses sinais não era uma tarefa muito prática e fácil.

No código CQD, CQ era a sigla utilizada para contatar todas as estações e D significava "distress", em inglês, "alerta" ou "perigo"

Por ser uma forma muito complicada para enviar tais sinais, na II Conferência Radiotelegráfica em Berlim, no ano de 1906, houve um pedido geral para que fosse utilizada uma série de letras mais fáceis de serem entendidas, ou seja, menos complicada do que o CQD. Porém, somente no ano de 1908 essa forma de traços e pontos do SOS foi finalmente oficializada, conforme já mencionado acima.

Quando o navio Titanic afundou nas águas do Oceano Atlântico, houve a utilização das duas formas de pedido de socorro. No desespero do momento, a pessoa responsável pela comunicação fez o uso dos dois símbolos para tentar salvar a tripulação que estava apavorada.

Porém, no ano de 1999, esse tipo de sinalização deixou de fazer parte dos meios de comunicação. Com os avanços tecnológicos via satélite, essa forma de comunicação passou a ser feita com o uso de mensagens de voz.

Mesmo assim, esse símbolo ainda está muito arraigado na mente das pessoas e, por esse motivo, pode ser visto quando acontecem tragédias e em casos de aflição e perigos. Muitos utilizam essas letras em locais de fácil visualização para chamar a atenção de helicópteros ou de outras pessoas para pedir socorro.

O uso do termo é muito divulgado em filmes, projetos e campanhas publicitárias, servindo para despertar a atenção, enfocar problemas e pedir uma espécie de socorro ou auxílio.

Existe uma ONG (Organização Não Governamental) que utiliza essa sigla em seu nome. É o SOS Mata Atlântica, que foi fundada no ano de 1986 e sua principal função é conscientizar e conservar o Bioma da Mata Atlântica, assim como o ecossistema brasileiro.

Em 2005 foi lançado nos Estados Unidos um filme com a triz Amanda Bynes, grande sucesso adolescente chamado “SOS do amor”.

O significado de SOS está na categoria Significados