Significado de Sossego

O que é Sossego

Sossego é um substantivo que vem do verbo sossegar, é uma palavra proveniente do latim, “sessicare”, que tinha o significado de sentar-se, acomodar-se.

O que é sossego?

A palavra sossego remete-nos à ação de sossegar, ou seja, ficar em calma, em descanso, ter paz, buscar quietude e ter tranquilidade.

Como substantivo proveniente do verbo sossegar, a palavra sossego está inserida no contexto que implica dar descanso ou fornecer tranquilidade a alguém ou à própria pessoa. Uma pessoa sossegada, portanto, é uma pessoa calma, que não gosta de gastar inutilmente sua energia, que não procura agitação, ou até mesmo uma pessoa que tem a mente tranquila, que sabe conduzir as coisas à sua maneira, sem pressa e sem grandes impulsos de sentimentos como raiva, como pressão ou como tensão.

Podemos considerar o sossego como uma característica de algo ou de uma situação que evita problemas ou que não quer saber de problemas e preocupações.

O sossego também está relacionado a uma circunstância ou um local, lembrando lugares calmos e silenciosos, como uma casa no sossego do campo, ou o sossego de um spa, ou ainda o sossego de um ambiente sem ruídos.

A escrita correta da palavra é sossego com dois esses, sendo incorreta a sua grafia como socego ou sussego, embora na língua falada, muitas vezes se fale “sussego”, como na música de Tim Maia: “Por que eu quero é ‘sussego’”.

Sossego PB

Sossego é o nome de um município do Estado da Paraíba. O município, de acordo com o último censo do IBGE, realizado em 2010, tinha uma população de apenas 3.169 pessoas, passando a uma população estimada de 3.376 em 2013. Sua área territorial é de 154, 748 km2 e tem densidade demográfica de 20,48 hab/km2.

O significado de Sossego está na categoria Significados