Significado de Stand Up

O que é Stand Up

Stand up é uma junção de duas palavras (“Stand” e “Up”) em Inglês, juntas elas formam as expressões: “Ficar de pé” ou “Permanecer de pé”.

O que é stand up:

Alguns dos usos e significados de Stand Up são voltados para: Stand Up Comedy e Stand Up Paddle Boarding ou Stand Up Surf.

Comedy é uma palavra também Inglesa que significa comédia.

Stand Up Comedy

A Comédia Stand Up, como também é conhecida, consiste em fazer apresentações de humor sem precisar de caracterizações, cenários, acessórios, personagens ou mudanças de ambientes.

Geralmente essas apresentações são feitas com comediantes em pé (por isso o termo Stand Up), em um palco comentando de forma humorada sobre as situações do dia a dia.

Não existe um roteiro humorístico, da mesma forma que em uma apresentação monologa de humor, ou, apresentação tradicional. Os roteiros são feitos, normalmente, pelo próprio humorista e comediante.

O humorista também, por diversas vezes, se divide em todos os papeis necessários para uma apresentação, como:

  • Roteirista;
  • Editor;
  • Produtor;
  • Promotor;
  • Técnico;
  • Artista.

Essa divisão traz um aspecto positivo: a evolução de cada papel. Com o próprio comediante à frente das fases da sua apresentação, ele consegue fazer ajustes e melhorias para alcançar um público maior e saber o que o seu público gosta ou não, uma vez que ele também esteja na linha de frente: o palco de Stand Up.

Características da comédia Stand Up

Os humoristas da categoria Stand Up Comedy podem levar quanto tempo durar o roteiro, isso não depende de quantidade de tempo em um palco, mas qualidade do tempo usado.

Nos roteiros, os artistas contam com piadas que o público não conhece, ou seja, nada de “É pavê ou pra comer?”. Todas as piadas são originais e, como já dito, a maior parte tem origem do cotidiano, fazendo com que o público se identifique mais com o espetáculo.

Como surgiu o Stand Up

Existem várias teorias de como surgiram os espetáculos de Stand Up Comedy, organizando as ideias para que você entenda a evolução, funcionou da seguinte forma:

  • Bobos da corte foram os primeiros a serem cogitados nesse tipo de comédia (por mais que não tivesse ainda o nome de Stand Up), vez que a performance era parecida com a de hoje, mas claramente menos evoluída.
  • No início do século XlX, na América do Norte, existiam os palhaços do Teatro Popular Inglês que faziam esse tipo de espetáculo, mas racistas.
  • Na década de 1950 e 1960 a Comédia Stand Up começou a se popularizar e tornar moda. Os clubes noturnos trocaram as aberturas com músicas para as aberturas com performances de comédias cotidianas.
  • Como esse método se popularizou em casas noturnas, essa ‘evolução’ permitiu que negros e mulheres pudessem fazer esse tipo de comédia.
  • O Stand Up Comedy ficou tão popular que foi dos palcos dos clubes aos palcos dos teatros, atraindo um grande público.

Stand Up SP

Os comediantes mais conhecidos desse gênero de comédia em SP são: Danilo Gentili e Marcela Leal.

Danillo Gentilli, em parceria com Rafinha Bastos (comediante do estado de RS), abriu o Comedians Club, que é localizada na Rua Augusta em SP.

Stand Up Gospel

Com a popularização desse tipo de comédia, houve também a abertura para o mercado gospel, surgindo assim o Stand Up Gospel. Um dos comediantes de Stand Up conhecidos no meio gospel é o Jonathan Nemer.

O significado de Stand Up está na categoria Significados