Significado de Streaming

O que é Streaming

Streaming é uma palavra do idioma inglês derivada de stream (corrente, córrego ou riacho), remetendo para o sentido de fluxo, de transmissão.

Streaming é a tecnologia voltada para o envio de informações multimídia, transferindo dados através de redes de computadores, mais especificamente a internet, tendo sido criada para facilitar as conexões mais velozes.

Na internet temos como bom exemplo de streaming o site YouTube, utilitário dessa tecnologia para a transmissão de vídeos em tempo real.

Grande parte dos internautas, atualmente, assistem filmes, jogos de futebol e séries americanas utilizando a tecnologia streaming. Na utilização do live streaming, o internauta pode assistir um programa que está sendo transmitido ao vivo, ou até mesmo participar de algum evento com pessoas que estejam a distância.

No caso das conexões de internet banda larga, a velocidade de transmissão de qualquer informação é muito maior, o que passa ao internauta a sensação de que o vídeo e o áudio estão em tempo real.

As emissoras de televisão, rádios AM e FM e empresas que realizam eventos utilizam a tecnologia streaming para interação digital com os usuários e com os clientes. A transmissão com tecnologia streaming pode utilizar diversas plataformas, como a Multicast IP ou Broadcast.

O streaming é uma tecnologia que possibilita ao usuário reproduzir mídias de todos os tipos, mesmo protegidas por direitos autorais, não violando nenhum dos direitos, o que a torna semelhante ao sistema utilizado no rádio ou na televisão aberta.

Para a internet, a tecnologia streaming também é utilizada nos jogos online, em sites que armazenam artigos ou em qualquer serviço em que o carregamento de arquivos seja bastante rápido.

Entre os serviços disponibilizados na internet, o YouTube é o pioneiro na tecnologia streaming, utilizando o método Streaming on Demand, com a exibição de vídeos que são armazenados nos seus próprios servidores. A partir de novembro de 2008, o YouTube também está utilizando o Streaming ao vivo.

O outro serviço mais conhecido de streaming é o Netflix, que funciona sob demanda desde sua criação em 1997, com mais de 45 milhões de assinantes em mais de 40 países, disponibilizando atualmente mais de um bilhão de horas de filmes, produções originais e séries de TV. Em setembro de 2011 o Brasil tornou-se o primeiro país da América Latina a receber o serviço, seguido pela Argentina, Chile, Colômbia e México.

O significado de Streaming está na categoria Significados