Significado de Subentendido

O que é Subentendido

Subentendido é um adjetivo que remete aquilo que é tácito e que permite com que o interlocutor compreenda de forma rápida e fácil, pois o mesmo está na mente e por isso não precisa ser expresso de forma explícita.

Deixar alguma coisa subentendida é o mesmo que admitir ou supor o que não é manifestado de forma direta, mas que é implicitamente compreendida por quem ouve. Usar este recurso no dia a dia é uma forma de se fazer entender sem precisar falar ou demonstrar.

É de certa forma empregar um grau de sutileza com a qual será compreendido por aqueles que realmente precisam compreender a mensagem. Por outro lado, pode passar uma imagem de insegurança, uma vez que não se diz tudo o que se pensa e sente.

Em determinadas situações, pode ser considerado como um tipo de polidez empregada nas comunicações interpessoais. Já no campo da literatura, é um grande estímulo à imaginação do leitor que poderá aguçar ainda mais o interesse em continuar a leitura de uma obra.

É comum, na escrita, utilizar sinais gráficos como as reticências para expressar uma mensagem subentendida e, da mesma forma, é comum dizer que uma pessoa que falou ou deixou subentendido o fez de forma reticente como se pode observar no seguinte exemplo “João foi reticente ao abordar a questão do racionamento de energia no seu bairro”.

Contudo, a palavra subentender é uma composição de duas palavras “sub” que significa abaixo de, e “entender” que é de origem latina intendere e é o mesmo que “esforça-se para”. Dessa forma, compreender o que foi subentendido nada mais é do que se esforçar e prestar atenção para compreender claramente o conteúdo de uma determinada mensagem.

São sinônimos da palavra subentendido: implícito, tácito, dissimulado, encoberto, escondido, oculto, pressuposto e latente.

Pressuposto e subentendido

Os termos possuem diferenças entre si. Pressuposto é o mesmo que supor e o indivíduo supõe antecipadamente o que é e o que se trata. De certa forma, utiliza-se de recursos gramaticais como os advérbios para preencher as lacunas existentes nos textos, as quais são colocadas de forma natural e às vezes imperceptíveis, mas que podem ser identificadas.

O pressuposto entende aquilo que é de forma indiscutível, já que a mesma é clara e permite a construção das informações de modo explicito. Já o subentendido é o mesmo que não estar expresso em uma mensagem ou frase, porém pode ser deduzido através das informações apresentadas, desde que se atente ao conteúdo.

O significado de Subentendido está na categoria Significados