Significado de Subjetividade

O que é Subjetividade

Subjetividade é um substantivo feminino de origem latina, onde subicere (colocar sob) e jacere (jogar, atirar). Da junção desses dois termos surgiu subjetividade, cujo significado é jogar algo ou alguma coisa embaixo de outra.

O termo subjetividade é definido como o modo particular que cada indivíduo compreende os seus pensamentos, sentimentos e a sua própria pessoa. Deste modo, o conceito de subjetividade é variável para cada indivíduo, ou seja, diz respeito a personalidade e identidade de cada um.

A subjetividade se contrapõe a objetividade uma vez que, a primeira se refere ao mundo interno de uma pessoa, enquanto a segunda se trata do mundo externo ou social, onde se prevalecem a racionalidade, consciência e a observação imparcial das coisas e fatos.

Além do mais, a subjetividade é um campo de estudos bastante trabalhado pela Psicologia, Filosofia e Psicanálise enquanto a objetividade é um dos objetos de estudo da Epistemologia que busca a validade de um conhecimento.

Sendo assim, duas áreas da Psicologia se destacam: A Gestalt e a Psicologia Social. A primeira, como teoria elaborada no inicio do século XX, compreende que o comportamento humano é como um todo, o qual é possuidor de unidade, já a Psicologia Social trabalha o termo e seus derivados como subjetivação para compreender a dimensão cultural de um indivíduo e sua forma de se relacionar com o meio social.

Um dos maiores debates é sobre a formação da subjetividade, a qual é realizada no inconsciente individual humano, a sua importância que pode revelar o modo como uma pessoa percebe o mundo e a sua finalidade que revela as capacidades e competências de cada pessoa.

O significado de Subjetividade está na categoria Significados