Significado de Sublimação

O que é Sublimação

Sublimação é um substantivo feminino, cuja origem se reporta ao latim limen que nada mais é do que a parte alta de uma abertura de porta. Dessa forma, a palavra originou, na língua portuguesa o substantivo sublime, que designa a coisa que está na região ou estado mais alto possível.

A sublimação é um fenômeno físico-químico, o qual se trata da passagem direta de uma substância que se encontra no estado sólido para o estado gasoso. Ainda que existam três estados físicos da matéria (sólido, líquido e gasoso), neste fenômeno, a substância passa do estado sólido diretamente para o estado gasoso, como é o caso da naftalina e do gelo seco.

Deste modo, a sublimação também é conhecida como volatização devido ao aspecto físico da mudança de estado. Quando o processo é inverso, denomina-se Ressublimação, que consiste na passagem do estado gasoso diretamente para o estado sólido. O ponto de sublimação é quando a pressão de vapor do sólido alcança o mesmo ponto da pressão aplicada, ou seja, se iguala.

A sublimação é empregada como um método de purificação dos elementos sólidos, através de um aquecimento. Neste processo, o sólido sofre a vaporização após chegar à alta pressão e depois é ressublimado ao ser colocado em uma superfície fria. Desta forma, o sólido é contido nesta superfície e as impurezas permanecem depositadas no recipiente de origem.

Entretanto, muitos sólidos não desenvolvem a pressão de vapor referente à pressão atmosférica ao nível do mar, que é em torno de 760 mm Hg, mas podem assim ser sublimados com o intuito de reduzir a pressão e consequentemente prevenir a decomposição térmica das substâncias, que fazem uso da alta temperatura para que a sublimação possa ser realizada em uma pressão comum.

Desta forma, a técnica de sublimação também é bastante empregada para separar os elementos de um determinado composto como, por exemplo, o iodo da areia. Em outras palavras, chama-se essa técnica de aquecimento quando a substância deixa o estado sólido e passa diretamente para o estado gasoso, em contrapartida, tem-se o arrefecimento que é a mudança do estado gasoso para o estado sólido.

Em sentido figurado, a palavra sublimação é utilizada para se referir a engrandecimento, exaltação ou purificação. É geralmente empregada em círculos místicos, religiosos e terapêuticos como forma de representação do processo de transformação em que instintos e sentimentos inferiores se elevam para outros considerados superiores.

Há ainda a sublimação em tecido que é uma técnica empregada na confecção de roupas e demais tecidos, onde se utiliza uma tinta presente em um papel sublimático, que é transferida para um tecido sintético. Com esta técnica é possível confeccionar também crachás, mouse pad e até quebra-cabeças.

Sublimação na Psicologia e Psicanálise

O conceito de sublimação surgiu com o pai da Psicanálise Sigmund Freud (1856 – 1939), para se referir ao mecanismo de defesa contra as pulsões do indivíduo, que deve transpor os seus impulsos sexuais para atingir objetivos positivos e que sejam devidamente aceitos pela sociedade.

A sublimação é vista como a canalização da energia sexual, que será empregada em uma atividade artística, intelectual ou profissional. Como exemplos tem-se os sacerdotes, alguns artistas e até mesmo atletas, que utilizam essa energia para desenvolver melhor suas habilidades.

O significado de Sublimação está na categoria Significados