Significado de Submissão

O que é Submissão

Submissão é uma palavra que surge na língua latina, através da junção de duas partículas: sub e mittere. Esta última é um verbo que quer dizer “enviar” ou “mandar”. Já sub é uma preposição que quer dizer “abaixo de”.

Assim, literalmente, o significado de submissão seria algo como “enviar para baixo” ou “mandar para baixo de”.

O que é submissão

Em português, submissão refere-se ao ato de se submeter a algo ou alguém, ou seja, de deixar outro dominar, de ser uma pessoa passiva. A submissão é uma forma de servidão ou de subordinação.

A submissão é a condição na qual uma pessoa se submete a receber ordens de outra, considerada como sendo superior. Em casos de submissão, a pessoa submissa não tem a liberdade de tomar decisões ou mesmo de se expressar da maneira como bem entender.

Pode acontecer de uma pessoa não ser submissa apenas em determinadas situações, mas sim como parte de sua personalidade. Pessoas de personalidade submissa costumam ser bastante servis, não gostam de levantar a voz ou de estar em posições de poder. Pessoas de personalidade submissas costumam ficar confortáveis em situações que exigem obediência e o cumprimento de ordens.

A submissão também pode ser vista como um problema, como algo pejorativo. Isso ocorre nos casos em que há humilhação da pessoa submissa, em geral devido à extrema humildade ou servidão. A submissão é uma das características da escravidão.

Na grande maioria das religiões, a submissão é bem vista e é desejada. A submissão religiosa tem a ver com o temor a Deus e com a obediência devida a Ele, jamais sendo algo pejorativo ou humilhante.

Em algumas religiões e culturas, há a ideia da submissão feminina. Ela pode muitas vezes ser mal interpretada. Na religião católica, por exemplo, a submissão feminina tem a ver com amor e respeito e não com alguma condição humilhante para a mulher. A submissão feminina católica tem a ver com a mulher respeitar o marido como a igreja respeita Cristo, o que é algo positivo e edificante para a família.

Em contexto sexual, a submissão tem a ver com o sadomasoquismo, ou seja, quando um indivíduo escolhe ser submisso a outro, se submetendo a regras, ordens e outras coisas que forem da vontade do dominante. Este tipo de ato sexual só deve ser praticado quando ambos concordam com todos os termos.

Também fala-se em submissão de trabalhos, de artigos ou projetos. Neste caso, a submissão é uma forma de inscrição para assegurar a participação em alguma conferência, congresso ou outro tipo de evento acadêmico.

 

O significado de Submissão está na categoria Significados