Significado de Subsídio

O que é Subsídio

Subsídio é uma palavra que chega ao português derivada do latim subsidium, palavra composta por sub + sedere.

A preposição sub é equivalente ao português sob, e quer dizer “abaixo”. Sedere é um verbo latino que quer dizer sentar-se. Assim, a ideia por trás de subsidium é a de uma força ou pessoa av=baixada, escondida, esperando o momento certo para entrar em ação.

O que é Subsídio

O significado de subsídio, em português, é uma extensão do significado latino. Subsídio é um auxílio, uma ajuda, um aporte, um benefício.

Na prática, subsídio tem a ver com dinheiro. Subsídio é um valor fixo concedido pelo Estado para algo que beneficie ou que seja de interesse do povo, exercendo um papel importante na economia do país.

Os subsídios também podem ser concedidos por organizações e empresas privadas. Além disso, o subsídio pode não vir na forma de dinheiro em espécie, mas de material, mão de obra, ou outra coisa.

Os subsídios, como dito, são concedidos para beneficiar a população, por isso é comum ouvir falar em subsídios para vítimas de deslizamentos, subsídios para construção de moradias populares etc.

Também podem ser chamados de subsídio dois outros fenômenos, um internacional e um nacional. Internacionalmente, subsídio é um valor concedido por um Estado a outro, definido em convenções ou acordos. Internamente, no Brasil, tem o nome de subsídio os vencimentos que senadores, deputados e vereadores recebem.

A ideia de subsídio ser uma ajuda fez com que o sentido da palavra se estendesse além do dinheiro, por isso, é chamado subsídios dados ou informações de importância e posam ser utilizados como base de argumentação, tanto em tribunais quanto em estudos, relatórios, pesquisas etc.

Subsídio Agrícola

O subsídio agrícola é um valor dado pelo Estado a produtores agrícolas. A intenção desse dinheiro é fazer com que o preço final dos produtos seja reduzido e, assim, eles podem ter maior competitividade no mercado internacional.

Esses subsídios costumam ser mal vistos pela comunidade internacional e há regras para que o governo de um país não atrapalhe o comércio de outros ao oferecer muitos subsídios agrícolas.

O significado de Subsídio está na categoria Significados