Significado de Sucateamento

O que é Sucateamento

Sucateamento é um substantivo masculino que se refere ao ato ou o efeito de sucatear. O significado de sucateamento também pode representar o estado de degradação ou abandono de alguma coisa. O termo deriva do verbo sucatear, que quer dizer transformar algo em sucata.

A origem do significado da palavra sucata remete a qualquer tipo de peça de metal que acabou sendo inutilizada devido ao seu uso ou mesmo à oxidação, mas que pode ser fundida novamente para ser reaproveitada pela indústria.

Esse material pode ser reutilizado para a fabricação de diversos objetos, como instrumentos, roupas e até mesmo brinquedos de sucata. Normalmente essa sucata fica em um ferro velho ou em algum lugar que faz a reciclagem de materiais, para a venda a empresas que transformam o que parecia lixo em algo valioso.

O termo ganhou notoriedade em 1990 com a exibição da novela Rainha da Sucata pela TV Globo. Escrita por Silvio de Abreu, contou com a participação de Tony Ramos, Glória Menezes, Aracy Balabanian, Renata Sorrah, Daniel Filho, Raul Cortez e Regina Duarte, a personagem da novela que incorporava a rainha da sucata, devido a ter enriquecido com os negócios de ferro velho de sua família.

O termo sucateamento também tem significado figurado quando se fala dos serviços públicos oferecidos pelo Estado brasileiro. É muito comum associar as palavras relacionadas à sucata para criticar o estado de abandono de algo.

Muito se fala, por exemplo, no sucateamento da educação, que faz o país manter números ruins de alfabetização e influi negativamente na formação educacional de nossas crianças e jovens. Muito se fala também do sucateamento das universidades federais, proporcionado pela falta de investimento pela União em melhorias na estrutura dos locais das aulas e até mesmo na formação do corpo docente.

A seguir citamos alguns exemplos de frases com este significado:

O sucateamento da saúde pública foi causado por anos seguidos de má gestão no governo do Estado.

O sucateamento do SUS é facilmente percebido, basta ver as filas e o descaso com os pacientes nos hospitais públicos.

A aprovação da nova reforma trabalhista pelo governo Temer provocará um sucateamento dos direitos trabalhistas, prejudicando todos os trabalhadores.

A falta de investimento em tecnologia e pessoal causou o sucateamento da polícia civil.

A palavra sucateamento em inglês é traduzida como scrapping.

Outro termo relacionado à sucateamento que é muito utilizado e possui sentido semelhante é a variação sucateado. Mas agora, o que significa a palavra sucateado? Bem, essa palavra é um adjetivo que serve para dizer que algo é considerado uma sucata ou foi enviado para a sucata. A grafia pode ser sucateado ou sucatado, pois ambos são sinônimos, embora seja mais comum o uso de sucateado.

O significado de Sucateamento está na categoria Significados