Significado de Sustentabilidade

O que é Sustentabilidade

Sustentabilidade é um termo derivado de sustentável que, por sua vez, é proveniente do latim “sustentare”, que tem o significado de apoiar, conservar, sustentar.

O que é sustentabilidade?

A sustentabilidade é a principal característica buscada pelo desenvolvimento sustentável, tendo sido aplicada pela primeira vez em 1987 por Gro Brundtland, primeira ministra da Noruega, quando era presidente de uma comissão da ONU (Organização das Nações Unidas), e publicou um livreto com o título “Our Common Future” (Nosso Futuro Comum), onde mostrava o relacionamento entre o progresso conquistado pelo homem e o meio ambiente.

Brundtland apresenta, no livreto, o conceito de que o desenvolvimento sustentável é a possibilidade de dar conta das demandas sem prejudicar as próximas gerações de satisfazerem suas próprias necessidades. O documento acabou ficando conhecido como Relatório Brundtland.

A sustentabilidade, depois disso, apresentou-se como necessidade básica para dar suporte a qualquer condição, processo ou tarefa para produção de bens. Hoje, o termo é aplicado para classificar o bom uso dos recursos naturais da Terra, como a água, os animais, as florestas e, principalmente, a qualidade da atmosfera.

A busca de uma mentalidade, de uma atitude ou estratégia ecologicamente correta e viável, dentro do setor econômico e social, tem sido o conceito de sustentabilidade, procurando manter o equilíbrio entre o consumo e os bens naturais, mantendo a diversificação e a qualidade do meio ambiente como condição para que possamos sobreviver no futuro.

Através dessa perspectiva, a sustentabilidade se tornou um tema constantemente discutido, utilizado para qualificar inúmeros produtos e serviços, como, por exemplo, veículos que mostrem o conceito de sustentabilidade, condomínios que respeitem o ambiente, roupas que são feitas de materiais ecologicamente sustentáveis e muitos outros.

A sociedade, desta forma, passa a ver nos produtos e serviços o conceito de sustentabilidade como algo sistêmico, devendo se relacionar com todas as questões, sejam sociais, culturais, econômicas e ambientais, permitindo condições para que o ambiente seja preservado no futuro e fazendo desse objetivo uma constante. A sustentabilidade, portanto, é a forma como a sociedade deve agir para preservar os recursos naturais existentes no planeta com vistas à sobrevivência do futuro da humanidade.

O conceito de sustentabilidade está sendo bastante explorado pelas empresas, que buscam mostrar que seus produtos estão sendo feitos sem prejuízo do meio ambiente, e a própria sociedade tem buscado consumir produtos ecologicamente corretos, que evitem o excesso de poluição e que sejam degradáveis.

Diante do quadro apresentado pela sustentabilidade, outros conceitos têm surgido, como o crescimento sustentado, ou seja, um crescimento constante e seguro, quando aplicado à economia de uma região ou de um país; ou a gestão sustentável, que pode ser aplicada a uma empresa que valoriza todos os fatores que a envolvem, principalmente aqueles diretamente ligados ao meio ambiente.

Evidentemente, é preciso entender bem os conceitos, uma vez que o termo “sustentável” deve ser aplicado às condições de possibilidade de auto sustentação, enquanto que o termo “sustentado” indica que a sustentação já foi conseguida.

Sustentabilidade ambiental e ecológica

Quando falamos em sustentabilidade ambiental e ecológica, estamos nos referindo à manutenção do meio ambiente, à manutenção do biossistema do planeta, buscando manter a qualidade de vida e o meio ambiente em harmonia com o ser humano e seus sistemas produtivos.

Como sustentabilidade ambiental devemos entender os cuidados com a poluição das águas dos rios, mares e lagos, com a separação do lixo e com sua reutilização, com os cuidados para evitar acidentes ecológicos e desastres ambientais, com meios de produção que evitem queimadas e desmatamentos, ou seja, criando processos de longo prazo para ter uma forma de desenvolvimento que atenda às demandas exigidas pelo mercado atual sem criar qualquer comprometimento para o mercado futuro, das próximas gerações, cuidando para que também tenham meios de suprir suas próprias necessidades.

Diante da evolução tecnológica, o planeta Terra apresenta o desafio aos seres humanos de manter um padrão de vida e, ao mesmo tempo, o seu desenvolvimento técnico e científico, sem a exaustão dos recursos naturais finitos do planeta.

Sustentabilidade empresarial

Um dos resultados que vemos com a sustentabilidade é a preocupação das empresas com o meio ambiente, embora isto, muitas vezes, ocorra mais como parte de sua estratégia comercial e de marketing. O conceito de sustentabilidade, nas empresas, muitas vezes também se volta para a responsabilidade social, apresentando-se esta como uma vantagem competitiva para vencer a concorrência.

Uma empresa preocupada com a sustentabilidade é uma empresa que se preocupa com a comunidade do seu entorno, com o meio ambiente e com as condições do meio ambiente, através dos tratamentos dos dejetos industriais, tornando-se mais simpática aos olhos de seus clientes.

A preocupação com a sustentabilidade das empresas não fica apenas limitada ao mundo externo, buscando também manter sua sustentabilidade econômica, através dos modelos de gestão sustentável, buscando incentivar processo que mantenham e desenvolvam o seu capital financeiro, humano e natural.

Sustentabilidade social

Ao tratarmos de sustentabilidade social, nos voltamos a medidas criadas pela administração pública, principalmente, para promover o equilíbrio e o bem estar social, com iniciativas que possam promover os membros de uma sociedade, eliminando as condições desfavoráveis para a saúde e a educação.

O significado de Sustentabilidade está na categoria Significados