Significado de Tabu

O que é Tabu

Tabu é algo proibido, mas que não necessariamente é proibido por lei, mas proibido por uma questão cultural, um costume ou tradição. Assim, um tabu é algo que não se deve fazer e nem se quer falar a respeito, não se deve pensar sobre ou mesmo aludir de forma artística ou jocosa.

A origem do tabu vem da religião que institui que determinados seres, ações ou objetos são sagrados e o respeito para com estes deve ser tal que qualquer tipo de contato ou referência a eles é tida como uma falta grave, digna de punição e castigo. Esse tipo de tabu é encontrado em todas as culturas do mundo, contudo, o que é tabu para uma pode não ser para outra.

A origem do termo tabu é polinésio, e foi trazido para o ocidente a partir das pesquisar etnográficas que o identificaram entre as culturas existente nas ilhas do oceano pacífico. Nessas culturas, contatou-se haver certas proibições chamadas de tabu, que consistiam em uma grande demonstração de respeito sobre certas questões ou coisas tidas como perigosas, sagradas, especiais ou impuras. Desrespeitar essas proibições culturais poderia significar uma maldição grave ao indivíduo ou a sua tribo, poderia significar vergonha ou uma penalidade.

A partir dos estudos etnográficos e de pesquisadores como Sigmund Freud e Levi Strauss o termo tabu começou a se popularizar no ocidente e algumas questões começaram a se revelar como tabus na cultura ocidental. Tabus que vão desde a proibição de falar palavrões ou nomes relativos a seres do mal, como satanás, por exemplo, até mesmo tabus de cunho sexual, como o incesto, estudado por Freud.

Filme Quebrando o Tabu

O termo tabu ganhou repercussão nos últimos anos no Brasil graças ao sucesso do filme Quebrando o Tabu, que propõe um debate sobre um dos tabus presentes na cultura ocidental, o consumo e a legalização das drogas. O filme foca na questão da maconha, e apresenta a visão de celebridades, políticos e especialistas sobre o consumo e a legalização do uso da planta. O filme é dirigido por Fernando Grostein e apresentado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

O significado de Tabu está na categoria Significados