Significado de Teatro

O que é Teatro

Teatro é o substantivo masculino que dá nome ao local destinado a espetáculos públicos, onde se representam obras dramáticas. Teatro também é o nome dado à profissão de um ator ou de uma atriz ou a arte de representar. O termo também é utilizado para designar uma dramatização excessiva ou uma ilusão.

A palavra teatro vem do grego “théatron” e é uma expressão da arte, onde atores interpretam uma história com auxílio de diretores e de técnicos, com a intenção de despertar os mais variados sentimentos do público que assiste à dramatização. O termo teatro também se refere ao espaço físico em que as cenas são representadas, geralmente composta de um palco e cadeiras, onde o público fica sentado.

As peças encenadas no teatro possuem os mais diversos gêneros, como por exemplo, drama, tragédia, terror, musical, fantoche e comédia. Nos teatros, também há apresentações de dança e stand up, que é um show de comédia no qual o comediante fica de pé e sem nenhuma caracterização de personagem.

Origem do teatro

Acredita-se que o teatro que conhecemos hoje surgiu por volta do século IV a.C na Grécia Antiga, onde o povo costumava celebrar cerimônias religiosas com a colheita de uvas em homenagem ao deus grego do vinho, Dionísio. Nessa circunstância, haviam músicas, danças e apresentações do ditirambo, que é uma poesia na qual se celebra o vinho em honra de Dionísio.

Inicialmente, era chamado de teatro apenas o local em que aconteciam as celebrações e, com o passar do tempo, o termo também deu nome às representações que lá aconteciam, que foram adquirindo a “forma teatral” de gestos, fala e também caracterização de roupas.

O teatro chegou ao Brasil no século XVI como forma de difusão da religião católica aos índios por meio de composições escritas por padres jesuítas. A partir do século XIX, a corte portuguesa chegou ao país e trouxe consigo a arte de representar e os moldes do teatro da Europa.

O significado de Teatro está na categoria Significados