Significado de Tecnologia Da Informação

O que é Tecnologia Da Informação

A Tecnologia da Informação é também conhecida pela forma abreviada TI e, como o próprio nome sugere, é o campo que faz uso da computação para armazenar, transmitir, produzir e aceder informações.

Através do TI é possível gerenciar, supervisionar e organizar os vários recursos de informação de qualquer área que desejar automatizar e promover a segurança dos dados de uma instituiçãom, seja ela pública ou privada.

Em grandes empresas da área de finanças, planejamento e órgãos governamentais, são realizados investimentos em TI para aumentar a segurança e facilitar o acesso aos dados importantes que precisam ser acessados em vários momentos.

Entretanto, quando se menciona o termo Tecnologia da Informação, o mesmo não se restringe ao uso exclusivo de máquinas, mas abarca a chamada tecnologia intelectual que, em csua grande parte, é realizada através da criação e desenvolvimento de softwares.

Tecnologia da Informação e Comunicação

Também conhecido como TIC, que é a sua forma abreviada e que significa o modo tecnológico que integra todos os seus recursos com um objetivo comum. Para tanto, é utilizada em diversos segmentos, de acordo com a necessidade de cada âmbito como, por exemplo, processo de automação para as indústrias, gerenciamento para o setor de comércio e aprendizagem à distância no campo da educação.

A implementação de TICs beneficia principalmente o setor de ensino, devido à possibilidade de potencializar o conhecimento com mais rapidez e atingir maior número de pessoas através de sistemas e plataformas, que podem ser acessados em qualquer lugar e horário.

Tecnologia da Informação nas Empresas

As TIs são fundamentais para as empresas e organizações que procuram melhorar as áreas operacionais e estratégicas, para aumentar a produtividade dos funcionários e otimizar a rotina de trabalho.

Concomitantemente, as empresas devem se ocupar com a segurança dos seus dados e, para isso, os investimentos ainda são altos, uma vez que a questão ainda se encontre em franco desenvolvimento.

Contudo, muitas empresas que passam a conhecer a Tecnologia da Informação e sua importância a consideram como uma ferramenta estratégica, sendo que muitos clientes e futuros parceiros entram em contato com as empresas por meio dessa tecnologia que se tornou algo natural no dia a dia.

A Tecnologia da Informação não é só aplicada nas grandes empresas, mas tem sido cada vez empregada naquelas consideradas de pequeno ou médio porte, onde se busca constantemente por soluções inovadoras e diferenciais, que as façam se destacar no mercado frente a concorrência.

Regulamentação profissional TI

O profissional de TI é aquele que atua em áreas como, por exemplo, Análise de Sistemas, Programação, Redes, Infraestrutura e Hardware, Segurança da Informação e Suporte Técnico. Os cargos são bem remunerados, mas a regulamentação profissional ainda está por ser definida.

A iniciativa é do Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação de São Paulo e já foi enviada para o Congresso com o intuito de ser votada. Independente do resultado, as opiniões entre os profissionais da área são divergentes, pois há uma parte que é a favor e outra que é contra.

Hoje no Brasil, uma pessoa que deseja ser um profissional qualificado pode fazer um curso universitário em Ciência da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas ou Engenharia da Computação.

Os profissionais de TI são muito disputados pelas grandes empresas e os salários são bem atrativos. Além do mais, é importante que o aluno tenha alguns cursos auxiliares como, por exemplo, o inglês, que se for fluente aumentará as chances de se destacar rapidamente no mercado de trabalho.

 

 

 

O significado de Tecnologia Da Informação está na categoria Significados