Significado de Teia Alimentar

O que é Teia Alimentar

A teia alimentar é o conjunto e a interligação de cadeias alimentares, ou seja, é a rede alimentar presente na natureza.

O que é a teia alimentar?

A teia alimentar encontrada na natureza é composta das relações existentes entre os seres de um ecossistema. Podemos, então, definir que a teia alimentar é a interação entre as cadeias alimentares.

Considerados um ecossistema para proceder ao estudo da teia alimentar um local ou ambiente onde se desenvolvem as relações mútuas de alimentação entre os seres que ali habitam. Sob esse ponto de vista, um ser vivo pode fazer parte de distintas cadeias alimentares, podendo servir como alimento ou como predador.

Dentro da composição, um mesmo ser vivo pode servir a diferentes espécies, e é exatamente aí que se forma uma teia alimentar.

Cadeia alimentar

Uma cadeia alimentar é formada por uma sucessão de seres vivos que são classificados em produtores, consumidores e decompositores. Na sequência estabelecida em um ecossistema, os seres se alimentam dos que os antecedem na cadeia, servindo como alimento para aqueles vêm em seguida, dentro de uma hierarquia pré-determinada pela evolução.

Na cadeia alimentar, também denominada cadeia trófica, podemos definir uma sequência linear de um organismo, embora esse organismo não esteja presente em apenas uma cadeia alimentar, já que, no ecossistema, as varias cadeias se interconectam.

Tanto na cadeia alimentar quanto na teia alimentar, podemos agrupar os organismos em diferentes níveis, agrupando os seres que tenham hábitos alimentares semelhantes. A classificação dos organismos é feita da seguinte forma:

  • Organismos produtores, que são os autótrofos, os que produzem seu próprio alimento, representando sempre o primeiro nível trófico de uma cadeia ou de uma teia alimentar, como as plantas, as algas e alguns tipos de bactérias;
  • Organismos consumidores, os chamados heterotróficos, que se alimentam de outros organismos vivos. Assim, um herbívoro se alimenta de um produtor, da mesma forma que outro animal se alimenta do herbívoro;
  • Organismos decompositores, que são os organismos heterotróficos, realizando o processo de decomposição dos seres vivos, atuando sobre todos eles, como os fungos e bactérias.

O significado de Teia Alimentar está na categoria Significados