Significado de Tenacidade

O que é Tenacidade

Tenacidade é a qualidade ou característica daquilo que é tenaz; o substantivo feminino tenacidade refere-se a qualidade ou característica do que tem perseverança, coesão, firmeza, obstinação, aderência, constância, pertinência.

O Que é Tenacidade

O significado de tenacidade tem muitas acepções, podendo ser, por exemplo, a propriedade de algo que não se pode quebrar, como a tenacidade de um diamante.

Assim, tenacidade também pode se referir capacidade de alguma coisa ou substância de apresentar aderência. Aquilo que adere de forma fácil, que possui muita aderência, é algo que possui tenacidade.

Por extensão, podemos usar tenacidade para nos referirmos à tendência de uma pessoa ao materialismo, ao apego a coisas e questões materiais, tenacidade ao material, tenacidade às coisas fúteis. Tenacidade pode ser sinônimo de avareza neste caso, pão-durismo, egoísmo e materialismo.

Contudo, em geral, tenacidade é uma característica positiva quando identificada em uma pessoa, pois uma pessoa com tenacidade pode ter força de vontade, determinação, obstinação; uma pessoa que luta pelo que quer e não desiste fácil dos seus sonhos. Uma pessoa forte, persistente, com foco.

Tenacidade dos Materiais

Na ciência da física, tenacidade é a capacidade que tem os materiais de resistir a certas circunstâncias sem sofrerem fraturas. Assim, por exemplo, materiais feitos de cerâmica ou barro, por exemplo, apresentam uma baixa tenacidade. Dito de outra forma, tenacidade é a medida do impacto capaz de levar determinado material a romper-se.

A unidade que mede a tenacidade dos materiais é representada por J/m3. A tenacidade é uma propriedade mecânica, que mede a capacidade de absorção de energia e sua consequente resistência à aplicação de forças externas. Materiais com maior tenacidade sofrem menos a influência de impactos e outras energias, matérias com baixa tenacidade se deformam ou rompem com mais facilidade. A tenacidade de um material se dá devido à coesão entre suas moléculas que pode ser maior ou menor de material para material.

Além da tenacidade, podemos encontrar nos materiais outras propriedades mecânicas, como a capacidade de sofrer deformação sem quebrar, chamada de ductilidade e a capacidade de absorver energia mecânica quando sofre rupturas ou outras situações de estresse, chamada de resiliência.

O significado de Tenacidade está na categoria Significados