Significado de Teoria do Caos

O que é Teoria do Caos

Teoria do caos é uma expressão. Teoria é um substantivo feminino com origem no Latim theoria, que significa “concepção, esquema mental”, que veio do Grego theoria, que é “contemplação, olhar para algo, especulação”.

Já caos é um substantivo masculino originário do Grego khaos, que quer dizer “abismo, vasto, vazio, o que se abre largamente”.

O significado de Teoria do caos se refere uma das leis mais interessantes e importantes do Universo, pois procura descrever como pequenas mudanças no início de um evento podem desencadear alterações drásticas. Tais mudanças, embora “pequenas”, podem trazer consequências drásticas, enormes imprevisíveis no futuro.

A teoria do caos atua, portanto, na busca por explicações sobre os fenômenos que não são lineares, isto é, que não são previsíveis. Desse modo, tais eventos seriam chamados de caóticos – não há como controlá-los.

Por serem instáveis e complexos, esses eventos podem ter como base a “sensibilidade às condições iniciais”, o que denuncia a impossibilidade de fazer qualquer previsão de resultados futuros por causa das tênues mudanças que poderão ocorrer no início dos processos.

Como doutrina, a teoria do caos estuda as formas aleatórias e imprevistas dos sistemas (tanto o complexo quanto o dinâmico) intitulados de “sistemas não lineares”, como comentado. Por meio disso, se percebe padrões e uma tendência que pode ser analisada, e que, de maneira paradoxal é uma “desordem organizada”.

 A imprevisibilidade começou a ser parte de estudos científicos mais sérios ainda na década de 1960, graças ao matemático e meteorologista americano Edward Lorenz. Lorenz foi quem descobriu que os fenômenos considerados simples possuem um comportamento bastante caótico, assim como a própria vida em si.

Durante simulações sobre o movimento de massas de ar em um programa de computador, Lorenz percebeu que quando ocultou algumas casas decimais daquele cálculo feito anteriormente acreditando que o resultado iria mudar pouco, o que surgiu foi algo totalmente drástico e diferente do resultado prévio.

Mesmo que aquela alteração fosse insignificante em primeira instância, tempos depois essas mudanças se acumulariam e gerariam um evento completamente distinto daquele que havia sido prognosticado.

Foi com essas observações que Lorenz comentou que a teoria do caos seria como “o bater das asas de uma borboleta no Brasil que causaria um tornado nos Estados Unidos”.

Justamente por essa frase que a expressão “efeito borboleta” foi cunhada.

Na década de 1970, o matemático francês Benoit Mandelbrot percebeu que as equações de Lorenz eram similares com as que ele havia criado quando desenvolveu os chamados fractais – as figuras que retratam matematicamente a geometria da natureza e que são geradas por meio de fórmulas.

Foi descoberto que as equações semelhantes podem aparecem em eventos caóticos que não possuem qualquer relação, o que dá a entender que existe alguma ordem muito intrigante por trás de toda essa imprevisibilidade.

O significado de Teoria do Caos está na categoria Significados