Significado de Tese

O que é Tese

Tese é um assunto, um tema, um objeto. É uma palavra de origem grega (thesis), cujo significado é posição. É um termo muito empregado nas faculdades e universidades, onde os estudantes e pesquisadores desenvolvem os seus trabalhos acadêmicos em que investigam algum tema com uma abordagem teórica definida, em que o autor defende, em seu texto, uma ideia, faz um questionamento ou trabalha uma perspectiva diferente sobre o assunto ou tema.

Uma tese é apresentada através de uma dissertação e mostra dados, fatos e argumentos que dão sustentabilidade ao assunto trabalhado. Por ora, na linguagem coloquial, é frequente o uso de locuções adverbiais como “em tese” que, na verdade, tem como objetivo evidenciar a falta de validade de uma determinada afirmação que é falha ou mesmo questionável ainda mais quando é vista por meio de uma ótica única e particular.

Há muita confusão quanto ao emprego da palavra tese e a associação com os termos dissertação e monografia. Uma dissertação é atribuída, em especial, aos alunos de mestrado, onde são solicitados a apresentar, no final do curso, a habilidade necessária para realizar corretamente os estudos científicos e dar prosseguimento na linha de trabalho para efetivar a formação e/ou titulação.

A tese, por sua vez, é atribuída ao aluno de doutorado, o qual deverá apresentar uma descoberta ou uma contribuição inédita para a área ou conhecimento e obter, consequentemente, a titulação de doutor.

Na Dialética, existe um importante movimento que gera o conhecimento, o qual se faz conhecer através da criação da tese que, por sua vez, gera uma antítese (que é a exposição de ideias opostas), sendo que esta produz uma síntese.

O significado de Tese está na categoria Significados