Significado de Texto Informativo

O que é Texto Informativo

Texto informativo é uma produção textual com informação relacionado a determinado assunto.

O que é Texto informativo:

O significado de Texto informativo tem como objetivo esclarecer uma pessoa ou um conjunto de indivíduos sobre o assunto específico. Dessa forma, entende-se como texto informativo uma série organizada de frases feita por um escritor (que será o emissor) que transmite informações precisas sobre um tema, fato ou circunstância ao leitor (que será o receptor).

Esse tipo de texto conta com uma estrutura direta (usa a linguagem denotativa), ou seja, sem rodeios, sem duplas interpretações e não objetiva entretenimento. A intenção é esclarecer o leitor sobre o assunto abordado. Por exemplo, um texto informativo sobre uma doença apresentará informações sobre causas, sintomas, diagnósticos, tratamento e até mesmo formas de prevenção.

Os textos informativos podem ser divididos em técnicos ou jornalísticos.

  • Textos informativos técnicos: são encontrados em variados ambientes e formatos, bem como por diversos objetivos. Um exemplo são os hospitais – é usado um tipo de prosa para fornecer informações sobre doenças, epidemias e prevenções. Na área da saúde, ainda encontra-se a bula que se enquadra no grupo.

Outros exemplos são os textos informativos entregues a população para trazer conhecimento sobre tratamento de água, preservação do meio ambiente ou ainda como proceder em casos de descargas elétricas.

Em âmbito comercial, o texto informativo técnico é visto em tutoriais ou manuais de instruções, por exemplo.

  • Textos informativos jornalísticos: são os conhecidos textos noticiosos, que procuram facilitar a compreensão para o leitor, de modo que ele entenda de forma geral e completa os acontecimentos diários e das informações passadas pelo jornalista. Assim, o leitor estará apto a formar sua própria opinião.

Não recomenda-se o uso de metáforas ou demais figuras de linguagem em textos noticiosos, muito menos frases longas demais ou com informações desorganizadas.

Um texto informativo jornalístico precisa ter uma ordem lógica e dar uma noção geral da notícia logo no primeiro parágrafo (lead – objetiva situar o leitor sobre as informações que ele encontrará na leitura. Normalmente, o lead deve responder as questões: “O quê”, “Quem?”, “Com quem?”, “Quando?”, “Onde?” e “Por que?”).

Jornais, revistas, portais de notícias pela internet e outros locais são fontes de textos informativos jornalísticos – artigos científicos também se enquadram na categoria.

Em termos estruturais, a grande maioria dos textos informativos é constituído de introdução, desenvolvimento e conclusão. A introdução é a tese – momento de exposição das informações necessárias para que se informe o tema que será explorado pelo autor; o desenvolvimento é a antítese – parte que possui as informações completas do tema; e a conclusão é a nova tese – o encerramento do texto expondo a ideia central.

O significado de Texto Informativo está na categoria Significados