Significado de Texto Literário

O que é Texto Literário

Texto literário é uma expressão de origem latina. Texto vem do latim textus, que quer dizer tecido. Assim, para os antigos, o hábito de escrever um texto se assemelhava ao trabalho minucioso de produzir tecidos.

A palavra literário vem do latim littera, que quer dizer letra. Seu sentido, em português, está ligado à literatura.

O que é um Texto literário

Um texto literário é um texto composto em estilo de literatura, ou seja, escrito com uma linguagem feita de forma a causar emoções. Em resumo, um texto literário é aquele que é considerado como sendo literatura.

Um texto, para ser considerado literário, deve ter sua linguagem bem trabalhada pelo autor, com a intenção de causar efeitos no leitor, seja raiva, tristeza... Textos literários são trabalhados como obras de arte.

Textos literários, portanto, não possuem apenas a função de informar, mas também uma função estética, ou seja, eles buscam um ideal estético definido pelo autor.

Figuram como exemplos clássicos de textos literários os gêneros como romances, peças teatrais, crônicas, poemas, contos, fábulas.

Diferenças entre texto literário e não literário

Qualquer tipo de texto utiliza as funções da linguagem. Um texto literário costuma utilizar a função poética, a função emotiva, a função apelativa. Essas funções dão forma e status de literariedade ao texto. Através da função poética, é trabalhada a forma do texto: suas palavras, seu ritmo, seu tamanho e formato. A função emotiva busca expressar o eu lírico. A função apelativa, ao contrário, busca alcançar o leitor. Esta função também é utilizada em textos não literários que buscam causar um efeito no receptor, como propagandas.

Um texto não literário, como por exemplo, um texto informativo, uma receita ou uma simples conversa, utilizam outras funções da linguagem, como a função fática, a função referencial, a função metalinguística. A função fática tem como objetivo testar o canal pelo qual a mensagem passa, é o caso do “alô?” dito ao atender o telefone. A função referencial tem o foco na informação passada. Já a função metalinguística é o texto falando do texto, muito comum em livros didáticos de português ou em dicionários.

O significado de Texto Literário está na categoria Significados