Significado de Tia-avó

O que é - Tia-avó

Tia-avó é um substantivo feminino. Tia vem do Latim thius, que significa “irmão do pai ou da mãe”, do Grego thios, que tem o mesmo significado. Já avó tem origem no Latim avus, que quer dizer “pai do pai ou da mãe”, do Indo-Europeu awo-, que é “avô ou outro parente masculino que não seja o pai”.

De acordo com a Nova Ortografia, tia-avó tem hífen, já que é uma palavra composta. Existem muitas pessoas que ficam na dúvida de como se escreve essa expressão, especialmente pelas mudanças ocorridas na Língua Portuguesa em 2009.

O significado de Tia-avó é a designação da irmã do avô ou irmã da avó de uma determinada pessoa em relação a esta. De acordo com as tabelas de graus de parentesco, a tia-avó e o tio-avô estão em 4º grau.

Tia-avó é a esposa do tio-avô. O plural de tia avó é tias-avós.

Por exemplo, veja nas frases:

“Sou tia-avó de dois meninas e um menino – as três crianças são da filha de minha irmã mais velha.”

A filha da tia-avó ou do tio-avô ou a prima do pai ou da mãe é a prima-tia.

Prima-tia-avó é o nome dado à prima do avô ou da avó ou da sobrinha do bisavô ou da bisavó.

Tia-bisavó é a irmã do bisavô ou da bisavó, além de ser a esposa do tio-bisavô.

Por exemplo, em 2013, uma notícia sobre a famosa rainha dos baixinhos, a Xuxa, usou o termo “tia-avó”, pois a apresentadora iria ganhar esse grau de parentesco por conta do nascimento da filha de sua sobrinha. No caso, a menina é a sobrinha-neta de Xuxa.

Outra ocasião que chamou a atenção foi em 2016, especialmente por ter mais de 5 mil curtidas no Facebook e mais de 4 mil compartilhamentos no Twitter foi a justificativa de uma tia-avó para excluir sua sobrinha neta.

De acordo com a tia-avó, ela resolveu excluir a jovem por ela não utilizar letra maiúscula no início das frases. A situação foi considerada hilária, sendo que foi a menina que resolveu compartilhar a história, gerando muitos comentários e risadas na internet.

Tia-avó pode ser traduzido como great-aunt.

O significado de Tia-avó está na categoria Significados