Significado de Tiro com arco

O que é - Tiro com arco

Tiro com arco é o esporte que utiliza arcos e flechas para atingir um alvo. O uso de arco e flecha é uma das práticas mais antigas da humanidade e teve sua glória durante a Pré-História, pois era o instrumento usado pelos homens durante suas caças e posteriormente para os grandes combates, tornando-se uma das principais armas utilizadas em guerras.

Porém, séculos mais tarde com a chegada da pólvora e a invenção da arma de fogo, o tiro com arco e flecha começou a ser utilizado apenas como uma atividade de recreação ou em competições. 

A palavra arco tem sua origem no latim “Arcus”. Hoje, o tiro com arco, também conhecido como arco e flecha, é um esporte bastante apreciado em muitos países. Em 1928 foi fundada a Associação Nacional de Arqueirismo nos Estados Unidos, mas o primeiro Campeonato Americano de tiro com arco só foi realizado anos depois, em 1874, mas o 1º Campeonato Inglês só veio a ocorrer em 1884.

 A Federação Internacional de Tiro com Arco(FITA) só foi criada em 1930, mas um ano depois a mesma já havia organizado o primeiro Campeonato Mundial, cuja sede foi a Polônia.

Mas, anteriormente a fundação da “FITA” o tiro com arco e flecha já havia sido implantado nos Jogos Olímpicos, isso em 1900. Assim, o mesmo continuou presente nas competições até o ano de 1920, mas logo essa modalidade esportiva foi retirada das competições devido a falta de regras que fossem unânimes para todos os países.

Em 1972, a Federação Internacional de Tiro Com Arco adotou certas regras que foram acatadas por vários países, dessa forma a modalidade detiro com arco pode voltar às competições que ocorreram em Munique.

No Brasil o tiro com arco foi introduzido por volta de 1955, através de Adolpho Porta, um comissário de voo que na época vivia em Lisboa, mas que ao retornar ao Brasil, precisamente ao Rio de Janeiro, trouxe consigo, além da paixão pelo esporte, um arco e flecha na bagagem.

Assim, em 1958, foi criada a Federação Metropolitana de Arco e Flecha no Rio de Janeiro. Após esse período o Brasil veio a participar de sua primeira Olimpíada em 1980, em Moscou.

Apesar disso, o Brasil só criou a Federação Brasileira de TirocomArco em 1991.

Tiro com Arco: Equipamentos e Regras

Conforme as regras, o único arco que pode ser utilizado nas competições olímpicas é o recurvo que é fabricado de lâminas, punho e corda, Porém, também é permitido acrescentar miras e estabilizadores nesses arcos. Fora as competições, o arco composto também é muito utilizado, além de outros modelos que são usados em consonância com a técnica de cada cultura em competições locais.

A corda utilizada na fabricação do arco pode ser feita de um material sintético ou de kevlar, pois esses materiais possuem alta resistência e flexibilidade para que possam ser esticados sem se romperem.

As flechas normalmente são fabricadas em alumínio, fibra de carbono ou madeira, com haste circular e pontas perfurantes em aço e três aletas plásticas ou penas de ganso para dar maior estabilidade.

Os alvos podem ser feitos de papéis simples, de entretela ou materiais sintéticos. Os anéis concêntricos são numerados de 10 a 6 a partir da parte central, sendo o amarelo valendo entre 10 e 9 pontos, o vermelho entre8 e 7 pontos e o azul com 6 pontos.

Nas competições internacionais os arqueiros masculinos podem atirar com distanciamentos de 30m, 50m, 70m e 90m e de 30m, 50m, 60m e 70m para o sexo feminino. Sendo que pode ser disparado um número de 36 flechas.

A prática de tiro com arco não é uma forma de demonstração apenas de força, inteligência estratégica ou concentração, também é uma forma metafórica utilizada quando se quer dizer que foi possível atingir um alvo, ou seja, alcançar um objetivo.

O significado de Tiro com arco está na categoria Significados