Significado de Trabalho em Equipe

O que é Trabalho em Equipe

Trabalho em Equipe são os esforços de um grupo para a resolução de um problema em comum.

Enquanto a palavra trabalho vem do latim tripalium, designativo de um instrumento de tortura constituído por três estacas de madeira, sendo a junção de tri (três) e palum (madeira), trazendo-nos o sentido de que, originalmente, trabalhar significava “ser torturado”, a palavra equipe vem do francês équiper, com o significado de ajeitar, de colocar algo em plena capacidade, provindo de esquiper, francês antigo que significava “aparelhar um navio”, sendo, por sua vez, proveniente do norueguês skipa, cuja tradução é “navio”.

O que é trabalho em equipe?

O trabalho deixou de ser uma tortura, embora seja uma necessidade do ser humano e, atualmente, o trabalho em equipe tem como significado um grupo ou uma sociedade de pessoas que estabelece um esforço coletivo para resolver um problema apresentado.

Dentro desse conceito, o trabalho em equipe é visto como um grupo ou um conjunto de profissionais que se dedica à realização de uma tarefa ou de um determinado trabalho, unido forças para sua concretização, seja o trabalho obrigatório ou não.

O conceito de trabalho em equipe ou de trabalho em grupo, como era anteriormente chamado, nasceu após a Primeira Guerra Mundial, sendo um estilo utilizado em todos os ambientes, sejam políticos ou econômicos e considerado como um método prático para a solução dos mais variados problemas.

A realização do trabalho em equipe possibilita aos seus integrantes troca de conhecimentos e agilidade para o cumprimento de metas e objetivos compartilhados, otimizando o tempo gasto em cada tarefa e contribuindo para que as pessoas da mesma equipe se conheçam melhor, aprendendo em conjunto.

Como melhor exemplo de trabalho em equipe temos os times e grupos esportivos, nos quais os atletas têm necessidade uns dos outros para conseguir a vitória numa partida ou competição. A maior parte dos esportes é formada por equipes, onde cada atleta desempenha um determinado papel para conseguir a vitória.

Tanto para as empresas quanto para os integrantes de uma equipe, trabalhar em conjunto apresenta-se como uma forma mais prática e divertida do que o trabalho individual, uma vez que o conjunto de pessoas melhora o desempenho do grupo como um todo.

O melhor modelo de trabalho em equipe encontramos na natureza, com as formigas e as abelhas, que trabalham em conjunto para o fornecimento de alimentos ao formigueiro e à colmeia, mostrando que, quando se trabalha em conjunto, todos saem ganhando, ou seja, estabelecendo na verdade o princípio de que a união faz a força.

O trabalho em equipe é valorizado em todas empresas como fator importante para a produtividade, sendo uma característica exigida de todo e qualquer profissional, que é valorizado quando não se preocupa apenas consigo próprio e com seus resultados, mas sim com o trabalho em conjunto, valorizando não só seus companheiros de trabalho como a própria empresa.

Trabalho em equipe nas empresas

O trabalho em equipe tem se tornado, cada vez mais, essencial para o desenvolvimento e produtividade das empresas de todos os ramos de atividade. Entendemos que todo e qualquer projeto desenvolvido atualmente é bem melhor executado quando desenvolvido por uma equipe e não apenas por um trabalhador.

Um dos pontos que privilegiam o trabalho em equipe é o fato de pessoas diferentes pensarem de formas diferentes, sendo esse um conceito essencial para estabelecer as melhores soluções para um determinado problema. As equipes nas empresas utilizam-se de técnicas específicas para o desenvolvimento de um projeto, aplicando diferentes dinâmicas de grupo para potencializar o trabalho em equipe.

Trabalho em equipe, personalidade e relacionamento

Uma boa equipe só traz bons resultados em virtude das atitudes e da personalidade de cada membro do grupo e do relacionamento existente entre eles. Alguns tipos de personalidade apresentam-se mais compatíveis com outros e, desta forma, a busca por uma equipe ideal contempla personalidades que saibam se comportar em grupo.

O trabalho em equipe apresenta sempre um ambiente mais agradável, saudável, sendo essencial para os resultados esperados do grupo. Cada elemento do conjunto, quando coloca a equipe em primeiro lugar e não busca seus próprios interesses, colabora para o bom desempenho do todo.

No trabalho em equipe é essencial que haja harmonia e respeito entre as partes, criando um ambiente em que todos devem se preocupar com o grupo, esquecendo os interesses pessoais e buscando o desenvolvimento do grupo.

O significado de Trabalho em Equipe está na categoria Significados