Significado de Traição

O que é Traição

A palavra traição é um substantivo feminino, que significa ato de trair, quebra de fidelidade e confiança. Como falta de lealdade deve-se acrescentar como um ato de perfídia. A palavra é de origem latina (traditione) e, em seu sentido etimológico, é o mesmo que entregar alguma coisa, a qual pode prejudicar outro.

A compreensão de traição está ligada à perda de confiança existente entre 2 ou mais pessoas, cujo sentimento latente é o da decepção. Pessoas vitimadas pela traição costumam dizer que, “confiança se perde uma única vez”.

Em outras palavras, quando uma pessoa deposita confiança em outra ela mantém expectativa que a relação de honestidade será permanente, mas quando sofre uma traição ela não tem facilidade em acreditar mais naquela pessoa.

Em muitos casos, o indivíduo traído se fecha totalmente frente ao seu traidor e reage de modo diferente, às vezes com desprezo, com ódio ou então demonstra total indiferença ou estranheza.

A traição pode ser cometida tanto por homens como por mulheres e independe de classe social, etnia ou outros fatores. Quando alguém tem o intuito de trair é porque os fatores motivadores são de caráter psicológico, embora o maior deles seja o medo.

A traição não se restringe como um problema que ocorre somente entre casais, mas também ocorre entre amigos, colegas e familiares. Na História existem diversos casos, como os seguintes:

Caim e Abel: Os irmãos bíblicos, filhos de Adão e Eva. Caim movido pela inveja e pelo ciúme armou uma emboscada contra Abel onde conseguiu mata-lo. Tal tragédia teria sido a consequência de uma oferta realizada por ambos a Deus.

Caim ofereceu frutos do solo onde havia feito a plantação enquanto Abel ofereceu a ovelha que mais amava. Deus preferiu a oferta de Abel e Caim se sentiu rejeitado.

Judas Iscariotes e Jesus Cristo: Judas era um dos 12 discípulos de Jesus, porém, em determinado momento, Judas resolve entregar Cristo aos soldados da época e recebeu em troca, moedas de ouro.  Através de um beijo previamente combinado com os soldados como forma de sinal, Judas beija Jesus ao passo que este é logo cercado e preso pelos soldados.

Rei Henrique VIII e a Igreja Católica: O rei inglês era tido com católico fervoroso, mas a sua primeira esposa, a rainha Catarina de Aragão não lhe dava herdeiro. Henrique VIII se envolveu com Ana Bolena. Ele buscou anular o casamento com Catarina, mas a Igreja não concedeu. O rei rompeu tanto com a Igreja, quanto com a rainha, fundou a Igreja Anglicana e se casou com Ana Bolena.

 

O significado de Traição está na categoria Significados