Significado de Transgênicos

O que é Transgênicos

Transgênicos são organismos vivos, em geral plantas e animais, que são geneticamente modificados. Isso é possível hoje graças ao avanço da ciência, em especial da engenharia genética, que permitiu a possibilidade de se alterar o DNA de alguns seres vivos, com o objetivo de potencializar ou mesmo de criar determinadas características que normalmente seriam inviáveis de serem realizadas pela própria natureza.

Vale dizer que a modificação genética pode conter diversos tipos de técnicas, como a manipulação do DNA recombinante de espécies distintas, fusão celular, hibridizações, entre outros aspectos da ciência.

Para compreender o significado de Transgênicos, é preciso entender a sua história. O primeiro derivado de uma estrutura transgênica foi comercializado em 1982. Tratava-se da insulina, elaborada por uma bactéria geneticamente alterada com um gene humano. Os bons resultados levaram a outras pesquisas, culminando na liberação dos transgênicos na agricultura dos Estados Unidos em 1995. Três anos depois, as primeiras plantas transgênicas começaram a chegar ao Brasil.

Transgene e Trangênico

Apesar de parecerem semelhantes e serem consideradas sinônimas, a palavra transgene e transgênico são diferentes e possuem significados diversos.

Transgene diz respeito ao material genético que foi extraído de algum ser vivo e que acabou sendo introduzido em outro.

Transgênico, por seu turno, indica que o organismo foi geneticamente modificado.

Alimentos transgênicos

Em geral, os produtos transgênicos são aqueles feitos a partir da agricultura, como é o caso dos vegetais, das frutas etc. O objetivo principal da produção de alimentos transgênicos é oferecer produtos mais resistentes e de maior qualidade, reduzindo os custos da produção.

São diversas as possibilidades de manipular o DNA na agricultura, podendo criar desde plantas mais resistentes às pragas até mesmo alimentos mais ricos em determinadas vitaminas. Até por isso, é comum existir os transgênicos entre animais e plantas, já que se mostrou ser possível modificar geneticamente não apenas a flora, mas também a fauna.

Vantagens e desvantagens

O desenvolvimento de produtos transgênicos, em especial para o consumo das pessoas, tem sido alvo de profundo debate entre aqueles que defendem a manipulação genética das substâncias que formam os alimentos, por exemplo, e aqueles que criticam essa prática e ressaltam para os perigos dela, como é o caso do Greenpeace, que acusa os transgênicos de serem nocivos à saúde dos seres humanos. Veja a seguir quais são os principais a favor e contrários aos alimentos produzidos com transgênicos:

Vantagens

  • Possibilidade de evitar ou prevenir o risco de pragas e doenças nas plantações;
  • Aumentar a produtividade e também o rendimento das colheitas;
  • Produzir alimentos mais resistentes aos agrotóxicos;
  • Desenvolver alimentos enriquecidos com mais proteínas e vitaminas específicas para o bem-estar das pessoas;
  • Evitar características possivelmente nocivas aos indivíduos, como, por exemplo, a retirada da lactose que existe no leite, algo ideal para pessoas alérgicas a esse tipo de componente.

Desvantagens

  • Desenvolvimento de novos tipos de alergias por conta das diferentes proteínas desenvolvidas a partir da manipulação genética;
  • Surgimento de efeitos inesperados e imprevisíveis no produto, que podem acarretar sérias e impensadas consequências;
  • No caso de haver uma perda no controle da manipulação dos transgênicos, eles podem passar a produzir substâncias tóxicas;
  • As alterações genéticas provocadas nos alimentos transgênicos podem trazer sérios desequilíbrios ecológicos, afetando a cadeia alimentar de vários ecossistemas;
  • Redução da biodiversidade.

Transgênicos no Brasil

Os transgênicos no Brasil já são uma realidade cada vez mais presente, ainda que seja de maneira regulada.  Conforme a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), todos os produtos transgênicos precisam ser identificados para que as pessoas que o consumirem saibam que determinado alimento é ou não geneticamente modificado.

Outra regra existente no país é quanto à necessidade de aprovação pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que deve fiscalizar o local antes de se iniciar a produção e a comercialização de algum alimento transgênico para a população.

O significado de Transgênicos está na categoria Significados