Significado de Transtorno

O que é Transtorno

Transtorno é o mesmo que contrariedade, incomodação, atrapalho, contrariedade, prejuízo. Transtorno significa que alguma coisa saiu diferente do que era pra ser de modo a frustrar, trazer problemas, dificuldades, empecilhos.

Assim, temos que um transtorno pode ser um fila muito grande na entrada de um espetáculo; uma chuva muito forte que adia uma viagem ou adia o início de uma competição esportiva. Transtorno pode ser a falta de energia elétrica no bairro, a crise econômica, uma dor de cabeça e etc.

Na área da psicologia, a palavra transtorno designa qualquer sofrimento, comprometimento ou anomalia que dificulte o desenvolvimento normal das capacidades intelectuais ou psíquicas do indivíduo. Esses transtornos são tratados através de técnicas psicológicas e psicanalíticas como conversas, exercícios mentais, associação livre, entre outras, ou através de medicamentos psiquiátricos como antidepressivos e tranquilizantes.

Transtorno de Personalidade

Um transtorno de personalidade são como são chamados os transtornos mentais caracterizados por um comportamento social que difere demais da norma social, de modo a provocar problemas para o indivíduo em seus relacionamentos, na vida profissional, no convívio familiar e etc.

Alguns exemplos de transtorno de personalidade são o comportamento daquelas pessoas tidas como antissociais, a Síndrome de Borderline, paranoia, narcisismo, pessoas demasiadamente carentes, que não sabem viver sozinhas e que engatam um relacionamento atrás do outro, enfim.

Transtorno de Personalidade Limítrofe

Uma exemplo importante de transtorno de personalidade é o chamado transtorno de personalidade limítrofe, mais conhecido como Síndrome de Bordeline, que se manifesta com características que às vezes fazem com que a síndrome seja confundida com o transtorno bipolar ou a esquizofrenia.

Pessoas que apresentam este transtorno têm emoções intensas e dificuldade em lhe dar com elas. Apresentam instabilidade de humor, podendo passar da alegria a tristeza de forma brusca, podem apresentar um comportamento autodestrutivo, tornar-se viciado em drogas, sente medo do abandono. A medicina ainda não desenvolveu um método para curar a síndrome, contudo existem tratamentos a base de medicamentos que aliviam os sintomas.

Transtorno Bipolar

É conhecido como transtorno bipolar aquele que acomete a indivíduos que apresentam um comportamento que oscila entre polos distintos e opostos. Uma pessoa que num mesmo dia ou num relativo curto espaço de tempo apresenta comportamentos que vão da depressão a euforia.

O comportamento de uma pessoa com o transtorno bipolar tem duas fases características bem distintas, chamadas de fase maníaca e fase depressiva. Na fase maníaca, a pessoa demonstra alegria, ímpeto, é tomada de euforia e ousadia, tende a se envolver em situações desafiadoras e a fazer dívidas. Na fase depressiva, a pessoa se abate, fica sem vontade de interagir, apresenta um comportamento antissocial, não se alimenta direito, dorme muito e pode apresentar pensamentos e comportamentos suicidas.

Transtorno Obsessivo Compulsivo

Outro conhecido transtorno de personalidade é aquele conhecido pela sigla TOC ou Transtorno Obsessivo Compulsivo. Nesse tipo de transtorno, a pessoa apresenta comportamentos repetitivos e metódicos, sentindo também muita angustia quando não pode realizá-los. São exemplos de Transtorno Obsessivo Compulsivo, a compulsão por verificar se fez algum coisa (como fechar casa ou ter desligado o gás), mania de limpeza exagerada, acumulação de itens desnecessários e etc.

O significado de Transtorno está na categoria Significados