Significado de Treineiro

O que é Treineiro

Treineiro tem como significado um candidato que decide participar do vestibular sem poder disputar por uma vaga. Invariavelmente isso ocorre porque o treineiro ainda não concluiu o ensino médio. Portanto, mesmo se ele passar, não poderá cursar o ensino superior. Então, o candidato treineiro significa que o estudante busca testar seus conhecimentos em uma prova de vestibular.

A palavra treineiro em inglês tem como termo semelhante treinee. Os vestibulares praticamente deixaram de existir, pois o ENEM aglutinou a maioria dos exames. Por isso, o treineiro é muito comum hoje no ENEM.

O treineiro no ENEM pode realizar a prova sem nenhum problema, mas sua nota será obtida apenas dois meses depois dos outros candidatos, já que ela não conta para aprovação em universidades, nem para acesso ao Sisu, Prouni e Fies. Tanto é que o resultado do ENEM para treineiros saiu em março de 2017.

Os treineiros do Enem em 2017 serão apenas os estudantes do ensino médio que não farão 18 anos até a data da prova e não concluirão o curso nesse ano. Aqueles que já possuem mais de 18 e que antes bastava ser aprovado no ENEM para obter a certificação de conclusão de ensino médio agora terão que prestar uma prova em nível municipal ou estadual. Ou seja, a nota ENEM treineiro 2017 valerá apenas para que o candidato veja como está seu desempenho e o que precisa melhorar quando puder prestar a prova de fato.

No ENEM treineiro não acumula pontos, assim como qualquer outro estudante. O ENEM não permite essa possibilidade para nenhum dos candidatos.

Alguns podem se perguntar se treineiros podem se inscrever no SISU. O edital do ENEM deste ano define que os treineiros poderão realizar a prova apenas para avaliarem seus conhecimentos, não podendo usar sua nota para entrar na faculdade ou mesmo para ter acesso aos programas do governo federal, incluindo o Sisu.

Treineiros no futebol

Essa expressão também é muito comum fora do ambiente educacional. O treineiro no futebol, por exemplo, é visto como aquele que não é acadêmico, não estudou em faculdades ou realizou cursos específicos a respeito do esporte, e seu conhecimento está todo baseado na vivência do dia a dia do futebol.

É muito comum no caso de treinadores experientes, que tiveram longa carreira como jogadores, adquirindo o aprendizado, julgado por eles necessário, para poder comandar um time dentro do campo. Exemplos de treineiros no futebol são: Muricy Ramalho, Felipão, Levir Culpi, Vanderlei Luxemburgo, entre outros.

O significado de Treineiro está na categoria Significados