Significado de Tribal

O que é Tribal

Tribal é um substantivo de dois gêneros que se refere a tudo o que tem a ver com tribo, o que vem da tribo, aquilo que é característico ou próprio da tribo.

O termo tribo existe desde a antiguidade para designar agrupamentos de pessoas que vivem em sociedades que compartilham das mesmas tradições e costumes, assim, por exemplo, tínhamos as 12 tribos de Israel.

Contudo, a partir da expansão colonial europeia, o termo tribo passou a ser mais utilizado para se referir aos agrupamentos humanos encontrados durante a exploração dos continentes que tinham sociedades com costumes exóticos do ponto de vista dos colonizadores. Essa denominação, por ser considerada parcial e etnocêntrica, passou a ser contestada nos meios acadêmicos e hoje é motivo de debates controversos.

Com isso, a palavra tribo, apesar de contestada, nos remete a grupos humanos que vivem um estilo de vida diferente daquele que predomina no ocidente, em que se mantem valores, crenças e costumes milenares intocados. O estilo de vida tribal, muito mais conectado ao passado e à natureza, contrasta fortemente com o modo de vida de um cidadão em um centro urbano.

Tatuagem Tribal

O termo tem sido recorrente nos últimos anos em função do sucesso das tatuagens, especialmente as de estilo conhecido como tribal. A tatuagem tribal é aquela composta por desenhos abstratos que remetem a tradições de pintura corporal e tatuagens adotados por povos antigos ou tradicionais que vivem ou viveram até recentemente como tribos.

Os desenhos abstratos são muitas vezes estilizados, dando mais requinte e complexidade aos desenhos tribais originais. Contudo, algumas vezes usam-se nas tatuagens desenhos tribais originais, como os desenhos dos Maori, tribo da Nova Zelândia muito famosa por suas tatuagens.

O significado de Tribal está na categoria Significados