Significado de Trivial

O que é Trivial

Trivial é um adjetivo que se forma na língua portuguesa através da palavra latina trivium. É da língua latina que vem o significado de trivial.

Basicamente, existia na era medieval, o trivium e o quadrivium. Enquanto o quadrivium eram as disciplinas consideradas elevadas em Roma (aritmética, música, geometria e astronomia), o trivium era composto pelas matérias consideradas, pelo educadores, como sendo as mais básicas, ou seja, a gramática, a lógica e também a retórica.

Assim, a palavra trivium, ao passar para o português, transformou-se na palavra “trivial”. Mas, afinal, o que é trivial?

Trivial é aquilo que não é original, que é conhecimento básico, que todos sabem. Trivial é algo banalizado, algo comum, que não causa surpresa, estranheza, espanto ou qualquer outra espécie de emoção.

É muito comum que se diga que cenas de violência ou de sexo sejam triviais, ou seja, estejam banalizadas, pois, no mundo globalizado, as pessoas são expostas a diversos tipos de situações e realidades diferentes, por isso, raramente se deparam com algo que não consideram normal.

Podem ser utilizadas como sinônimos de trivial as palavras “banal”, “comum” e “corriqueiro”. Já os antônimos de trivial podem ser “raro”, “inabitual”, “singular” e “peculiar”.

Trivial, em inglês, dá nome a um jogo: Trivial Pursuit. Esse jogo é do estilo tabuleiro e visa testar o conhecimento dos jogadores em diferentes áreas do conhecimento humano, como esportes, matemática, geografia, história, linguagens...

O jogo, da empresa americana Hasbro, pode ser encontrado disponível para aplicativos de celulares, não sendo necessária a compra do jogo físico em formato de tabuleiro.

 

O significado de Trivial está na categoria Significados