Significado de Troll

O que é Troll

Troll é um termo bastante empregado nas redes sociais para desestabilizar ou provocar uma discussão em grupos, ainda que os objetivos possam ser variados – desde uma simples tentativa de fazer graça, passando pela ironia e pode chegar ao chamado cyberbulling.

As provocações podem ser realizadas com comentários ignorantes, injustos ou mesmo contraditórios para que haja rapidamente a reação de ira e raiva nos internautas. Esses comentários podem ser postados como uma simples mensagem ou utilizar desenhos de figuras ou imagens em caricaturas para chamar atenção.

Como exemplo, há a figura do troll face que é uma espécie de meme; uma caricatura de um rosto geralmente sorrindo e com olhar de soslaio. O seu uso é empregado como uma espécie de máscara em que o internauta recorre para praticar a trolagem. É também mencionado o termo trollar como a respectiva ação que o individuo realiza na internet.

Os trolls, ainda que reconhecíveis, são bastante criativos e empregados de diversas formas para que os demais internautas “caiam” na armadilha. Eles iniciam a provocação e assim aguardam atentamente a evolução das discussões sem participar.

Os métodos de trollagem mais comuns são os seguintes: baixar o nível da conversa (para que a vítima apele com xingamentos e ameaças), modelo intelectualizado (uso de vocabulário rebuscado para ganhar status, questionar a formação acadêmica dos usuários e ridiculariza-los), modo insistente (é o verdadeiro chato que repete argumentos para vencer pelo cansaço) e a troca de assunto (troca várias vezes o foco da discussão até que os demais se percam e não consigam mais acompanha-lo).

Por outro lado, os trolls também podem fazer referência às criaturas horrendas do folclore escandinavo como, por exemplo, goblins (pequenos) e ogros (grandes). Os trolls, na literatura nórdica, vivem em grutas ou cavernas subterrâneas e possuem narizes e orelhas enormes.

O significado de Troll está na categoria Significados