Significado de Truste

O que é Truste

Truste é o nome que se dá à união entre duas ou mais empresas do mesmo ramo ou de diferentes segmentos econômicos, a fim de assumir o controle de determinado nicho do mercado.

O que é Truste

O truste é uma forma de se assumir o controle de determinado mercado através da união das empresas que o atendem, de modo a impedir a concorrência e determinar preços, logísticas e beneficiados de forma desleal e com baixos riscos e altos lucros. Os trustes permitem a formação de oligopólios, ou seja, que pequenos grupos com muito poder  trabalhem juntos para manter os seus privilégios e obter vantagens econômicas.

Um dos fundamentos do capitalismo é a livre concorrência para permitir que as melhores empresas se destaquem em seus ramos de atuação e que os clientes assim possam ser atendidos da melhor forma possível e com os melhores preços. Contudo, o truste vai contra essa ideia, garantindo que determinado grupo de empresas se apodere do mercado e os clientes sejam atendidos de modo a favorecer a essas empresas, tendo os preços de produtos e serviços estabelecidos de modo a se extrair a máxima lucratividade.

Num truste, vemos grandes empresas controlando todas as etapas do processo produtivo, onde, por exemplo, uma empresa pode se encarregar da extração da matéria-prima, enquanto outra da fabricação dos produtos e outra da distribuição, e assim estas determinam os preços e impedem que outras empresas entre no mercado e exerçam o direito da livre concorrência.

O termo truste é um aportuguesamento da palavra do idioma inglês trust, que pode ser traduzida como confiança.

Cartel e Truste

Apesar de prejudicial à economia, o truste não é uma prática ilegal. Entretanto, existem algumas leis que visam frear o seu surgimento e atuação. Já os carteis são ilegais e são constituídos por empresas de qualquer tamanho que secretamente se unem para controlar determinado segmento do mercado.

O significado de Truste está na categoria Significados