Significado de TRX

O que é TRX

TRX é uma sigla de treinamento físico, tendo o significado de Total-body Resistance Exercice, o que, em tradução para o nosso idioma, significa Exercício de Resistência do Corpo Inteiro.

O que é TRX?

O TRX é um aparelho utilizado para os atletas praticarem treino em suspensão, tendo também a denominação de TRX Suspension Training (treino suspenso).

A história do TRX teve início com Randy Hetrick, um marinheiro da marinha norte-americana, que serviu durante 13 anos em áreas confinadas, como submarinos, navios e armazéns, não tendo grande tempo de permanência num mesmo local.

Devido à necessidade de treinar, Hetrick idealizou o método do TRX, utilizando tiras de paraquedas, borrachas de barcos, além de outros materiais que estavam disponíveis no momento, criando um aparelho que lhe desse a possibilidade de praticar uma série de exercícios, objetivando melhorar o próprio condicionamento físico e a capacidade muscular. O aparelho podia ser deslocado de um local para o outro e, devido aos seus resultados, bastante animadores, o próprio Hetrick, quando pediu baixa da marinha e retornou aos Estados Unidos, conseguiu estudar e aprimorar o aparelho criado.

O aparelho é composto por diversas tiras de nylon, ligadas a um gancho e a manoplas, semelhantes as manoplas encontradas em aparelhos de musculação.

Na própria marinha americana, o TRX tornou-se um aparelho usado para o treinamento de soldados, fazendo parte de um programa bastante exigente de musculação denominado “Seals”. Com sua forma compacta, o aparelho pode ser transportado facilmente, não fazendo com que os marinheiros percam a sequência de seu treinamento.

O TRX tem um peso aproximado de um quilo, podendo ser usado em qualquer estrutura fixa, sendo preso pelas tiras de nylon e usando pouco espaço para o treinamento. O TRX também permite um grande número de sequências de exercícios, dentro de uma progressão pré-estabelecida. Desta forma, qualquer soldado ou marinheiro pode se exercitar em qualquer lugar que esteja, mantendo sua condição física dentro das necessidades de sua atividade e estando pronto para enfrentar qualquer situação emergencial.

O TRX tanto pode ser usado para treinamento individual quanto em grupo, sendo baseado no treino de força e fortalecendo as articulações e a massa muscular, trazendo excelentes resultados, independente da condição física do atleta. A base do TRX é usar o peso do próprio corpo, transformando-o em resistência variável, dando a possibilidade ao atleta de escolher o nível de dificuldade de cada exercício simplesmente com a mudança da posição do próprio corpo, o que evita o uso de pesos adicionais.

O sistema de treino através do TRX é bastante importante para o treino de força funcional, para o treino esportivo específico, para o treino de grupos indoor e outdoor, para a flexibilidade e reabilitação, para os treinos de alta competição, como apoio para as artes marciais, para a dança, o treino militar, o pilates e até mesmo para fisioterapia.

O TRX apresenta diversos benefícios para os atletas, melhorando a postura, trazendo o equilíbrio muscular e fortalecendo a capacidade atlética, dando maior resistência à coluna vertebral e aumentando a massa muscular.

A marca TRX hoje também é usada para vários modelos de chuteiras da Adidas.

O significado de TRX está na categoria Significados