Significado de Tsunami

O que é Tsunami

Tsunami é um termo de origem japonesa: tsu, significa “porto” e nami, que significa “onda”, ou seja, “onda de porto”.

O que é Tsunami:

O significado de Tsunami é uma série de ondas gigantes. Também chamado de maremoto, um tsunami acontece pelo deslocamento de um grande volume de um corpo de água, como é o caso de lagos e oceanos.

Esse deslocamento é causado principalmente por meio de abalos sísmicos – estes ocorrem no fundo do mar ou próximo do oceano, gerando uma grande disturbio na água. O tsunami pode também ser causado por atividades vulcânicas em terra (mas são mais fracos se comparados com os do mar).

Outras duas causas que podem ser apontadas são os deslizamentos de grandes placas de gelo ou rocha, ou ainda eventos meteorológicos (considerados extremos) como meteoritos.

Com grande concentração de energia, um tsunami ganha maior força quando chega em uma região costeira, provocando destruição em massa com ondas com mais de 30 metros de altura. Em alto mar, um tsunami é praticamente impossível de ser apontado, mas aproximando-se de regiões costeiras, ele provoca atrito com o fundo que faz com que a onda aumente de tamanho.

Dessa forma, pode-se entender que tsunami não é somente uma onda isolada, mas uma sucessão de ondas gigantescas que se deslocam pelo mar até encontrarem alguma barreira que as pare.

Prever tsunamis é realmente muito difícil e nem mesmo a tecnologia consegue deixar qualquer país cem por cento preparado para prever o fenômeno e ajudar a população. É claro que algumas nações que possuem maior incidência e riscos de serem atingidas por tsunamis possuem centros de alerta para prevenir as pessoas.

Exemplos são as Japão, Estados Unidos, Filipinas, Ilhas Fiji, Indonésia e Havaí.

Detectores submarinos, telemetria a partir do rádio e por satélite, além de outros dispositivos podem ser usados para medir as reações das ondas e, consequentemente, seu tamanho.

Muitos tsunamis passaram despercebidos pela história, por serem considerados sutis. Entretanto, vários tsunamis são lembrados pela quantidade de destruição, como, por exemplo o tsunami do Oceano Índico de 2004. Ocorrido em 26 de dezembro de 2004, o tsunami teve epicentro na costa oeste de Sumatra, na Indonésia. Sua causa foi uma subducção (área de convergência entre placas tectônicas).

O tsunami atingiu fortemente a Indonésia, Sri Lanka, Índia, Tailândia, Maldivas e Myanmar – outros países do leste da África também foram afetados.

Na Escala Ritcher, o fenômeno alcançou de 9,1 a 9,3 e foi considerado o terceiro maior terremoto já registrado. No total, mais de 226 mil mortes.

No Brasil, uma pesquisa indicou que o vulcão Cumbre Vieja poderia provocar um tsunami que atingiria o Brasil e a costa leste dos Estados Unidos. Contudo, não é possível prever o momento que isso aconteceria. A pesquisa trouxe preocupação para a nação, afinal o país não possui recursos adequados para enfrentar um fenômeno desse tipo.

O significado de Tsunami está na categoria Significados